Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3386
Título: Os assentamentos israelenses e os obstáculos gerados para a constituição de um Estado palestino: o maior impedimento à resolução do conflito palestino-israelense?
Autor(es): Carvalho Neto, Saul Pinheiro de
Palavras-chave: Conflito palestino-israelense
Sionismo
Assentamentos
Estado palestino
Data do documento: 7-Abr-2014
Resumo: Passados mais de 60 anos do dia 29 de novembro de 1947, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas, presidida pelo brasileiro Osvaldo Aranha, decidiu-se pelo plano majoritário em relação à Questão Palestina, que propunha a partilha da Palestina e a criação de dois Estados, um árabe e um judeu, o conflito palestino-israelense ainda é tema de grande importância para se compreender as relações internacionais contemporâneas. Isso porque apesar do plano para a criação de dois Estados, este nunca se realizou. Apenas o Estado judeu fora criado e este fato deu início ao conflito árabe-israelense e, posteriormente, ao palestinoisraelense. Até hoje os palestinos buscam a criação de um Estado independente e veem a sua criação como necessário para a resolução do conflito com os israelenses. Mas como será visto, o conflito entre os dois povos já estava sendo gestado antes da criação do Estado de Israel em 1948, em virtude do posicionamento do sionismo em relação aos palestinos. Mesmo depois da criação do Estado de Israel, o sionismo continuou a ter um papel central ao longo de toda a trajetória do conflito palestino-israelense, já que orienta toda a política israelense em relação aos palestinos. Depois da Guerra dos Seis Dias, em 1967, Israel ocupou os territórios palestinos da Cisjordânia e da Faixa da Gaza e passou a construir assentamentos judaicos nos mesmos. Essa ocupação contribuiu em muito para agravar o conflito entre os dois povos e dentre vários elementos que fazem parte da ocupação israelense, os assentamentos construídos nos territórios palestinos ocupados são os mais importantes. Desta forma, este trabalho tem como objetivo, em linhas gerais, analisar a formação e a lógica de funcionamento e expansão dos assentamentos israelenses em território palestino à luz de suas implicações para a perpetuação do conflito palestino-israelense.
Descrição: CARVALHO NETO, Saul Pinheiro de. Os assentamentos israelenses e os obstáculos gerados para a constituição de um Estado palestino: o maior impedimento à resolução do conflito palestino-israelense?. 2014. 74p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3386
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Saul Pinheiro de Carvalho Neto.pdfSaul Pinheiro de Carvalho Neto1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.