Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Ariane Vitória Paulino de-
dc.date.accessioned2025-05-26T22:35:45Z-
dc.date.available2025-05-26T22:35:45Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33883-
dc.descriptionMEDEIROS, A. V. P. de. A utilização de elementos multissemióticos nos textos motivadores da redação do ENEM: uma análise histórico-comparativa dos anos de 1998 e de 2017. 2024. 30p. Trabalho de Conclusão de Cursos (Graduação em Letras Português), - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a utilização de elementos multissemióticos nos textos motivadores da Redação do ENEM nos anos de 1998 e de 2017. Quanto aos objetivos específicos, a presente pesquisa busca comparar as competências entre as propostas da redação do ENEM de 1998 (ano de criação do exame e suas competências) e do ENEM de 2017 (ano em que tais competências foram reformuladas) e suas influências nas condições de produção (Marcuschi, 2008) promovidas pelos textos motivadores para a produção textual escrita (redação). Além disso, observou-se a configuração de recursos multissemióticos na composição dos textos motivadores do ENEM dos anos de 1998 e 2017, quanto às metafunções ideacional, interpessoal e textual presentes em tais textos (Halliday, 1994). Metodologicamente, é um trabalho de cunho exploratório, qualitativo e documental (Gil, 2008), em que são discutidos, do ponto de vista teórico, os conceitos de letramentos, multimodalidade/multissemiose, bem como os direcionamentos apontados pela BNCC (Brasil, 2018) para o trabalho com tais fenômenos relacionados à leitura, tendo em vista que os elementos multissemióticos exigem uma habilidade de leitura mais proficiente para serem devidamente compreendidos (Paiva, 2019). Os resultados apontam para um ensino de Língua Portuguesa que contemple os gêneros textuais multimodais/multissemióticos cada vez mais presentes no cotidiano dos nossos alunos, a exemplo dos textos motivadores da redação do Enem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Dalva Lobão Assispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio - ENEMpt_BR
dc.titleA utilização de elementos multissemióticos nos textos motivadores da redação do ENEM: uma análise histórico-comparativa nos anos de1998 e de 2017pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2383 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ARIANE MODIFICADO V.F.pdfTCC ARIANE MODIFICADO V.F.pdf781.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC-O-24.2-ARIANE-TERMODEPOSITO_assinado_28329_assinado (2).pdfTCC-O-24.2-ARIANE-TERMODEPOSITO_assinado_28329_assinado (2).pdf234.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.