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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33893
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sales, Rayane Kelly Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T14:33:48Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T14:33:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 570.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33893 | - |
dc.description | SALES, Rayane Kelly Garcia. Predação animal: desenvolvimento do jogo educacional complexo para promoção da aprendizagem de conteúdos relativos à biodiversidade e cadeia alimentar. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Modelo de Reconstrução Educacional (MRE), proposto para o ensino de ciências, reúne pressupostos comensuráveis de três grandes teorias (construtivista; tradição alemã “Bildung and Didaktik”; “Design Research”), a fim de equilibrar a relevância dos conhecimentos científicos com os conhecimentos pré-instrucionais discentes ao se desenvolver uma solução/inovação educacional. Esta é uma pesquisa de desenvolvimento de um Jogo Educacional Complexo (JEC) a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos do MRE. O percurso se deu a partir de pesquisas prévias que tiveram o MRE como norteador para estabelecer concepções próximas e distantes de discentes em relação ao conhecimento científico de referência em relação à Biodiversidade e à Cadeia alimentar. A pesquisa foi dividida em: 1) Análise do Quadro de Potencialidades Pedagógicas; 2) Seleção de Orientações Educacionais; 3) Definição de objetivos educacionais (conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais); 4) Prototipagem; 5) Avaliação. Os objetivos educacionais foram relacionados intrinsecamente com os do jogo durante a prototipagem, quando também foram definidos: público-alvo (Ensino Médio); faixa etária (a partir de 13 anos); grau de complexidade (médio) e mecânicas (jogo de tabuleiro de controle de área). A fase de avaliação para desenvolvimento e balanceamento consistiu em testes para identificar problemas e potencialidades educacionais, bem como a análise da relação entre o lúdico e o educacional, em busca do aperfeiçoamento do jogo, realizados com docentes em formação inicial. As evidências, além de indicarem necessidade de melhorias no design e na mecânica, indicam potencialidades relacionadas às seis habilidades cognitivas: lembrar, compreender, aplicar, avaliar, analisar e criar, tais como, lembrar que a espécie humana é um componente importante na biodiversidade; avaliar a interdependência dos seres vivos presentes na cadeia alimentar; e criar normas e valores de respeito acerca de interações entre as espécies. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Roberta Smania Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | biodiversidade | pt_BR |
dc.subject | jogo educacional | pt_BR |
dc.subject | modelo de reconstrução educacional | pt_BR |
dc.title | Predação animal: desenvolvimento do jogo educacional complexo para promoção da aprendizagem de conteúdos relativos à biodiversidade e cadeia alimentar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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