Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, João Pedro de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-05-27T14:36:34Z-
dc.date.available2025-05-27T14:36:34Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33894-
dc.descriptionSILVA, João Pedro de Oliveira. Será que é verdade? reflexões sobre a aplicação de uma sequência didática sobre répteis no ensino médio. 2024. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEmbora muitos estudos indiquem que o uso de sequências didáticas é eficaz no processo de ensino e aprendizagem, é fundamental que elas sejam produzidas com base em um referencial que permita superar as lacunas relacionadas aos conteúdos ensinados. O presente estudo teve como objetivo aplicar uma sequência didática elaborada com base em um referencial teórico que promove a conexão entre o conhecimento prévio dos estudantes e o conteúdo científico. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática (SD) sobre répteis, buscando investigar as concepções dos discentes acerca desse grupo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa. A SD foi elaborada com base no referencial teórico e metodológico do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE), visando promover a aprendizagem significativa no ensino de ciências. O público-alvo da pesquisa foi composto por estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Dom Adauto, situada na cidade de Juarez Távora, PB. A intervenção consistiu em quatro encontros presenciais, acompanhados da aplicação de quatro questionários, com o objetivo de coletar dados sobre as concepções dos estudantes em relação ao grupo. O estudo adotou a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), que se estrutura em três etapas principais: (1) Pré-análise, (2) Exploração do material e (3) Tratamento dos dados. A partir dessa análise, foi possível obter categorias e subcategorias que emergiram das respostas dos estudantes. A metodologia adotada possibilitou uma abordagem mais humanizada e ativa, alinhada aos princípios de aprendizagem crítica e contextualizada. A intervenção pedagógica, por meio da sequência didática (SD), revelou-se eficaz para ampliar o repertório dos alunos sobre o tema. O processo também contribuiu para o enriquecimento profissional do pesquisador, evidenciando resultados positivos para ambas as partes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marquespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectPesquisa baseada em designpt_BR
dc.subjectModelo de reconstrução educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino de répteispt_BR
dc.titleSerá que é verdade? reflexões sobre a aplicação de uma sequência didática sobre répteis no ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - João Pedro de Oliveira Silva.pdfTCC - João Pedro de Oliveira Silva.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf559.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.