Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3392
Título: O nordeste moderno na literatura de cordel
Autor(es): Lima, Verônica Silva de Sousa
Palavras-chave: Modernização
Literatura de cordel
Conflitos culturais
Data do documento: 9-Abr-2014
Resumo: Este artigo analisa os discursos tecidos pela Literatura de cordelsobre o período de modernização/ urbanizaçãono Nordeste, e no Brasil, durante o século XX. As mudanças comportamentais e culturais implantadas no país neste períodoforçavam o homem rural a afastar-se de sua cultura tradicional e de seuscostumes. No entanto, são gerados conflitos culturais entre o moderno, proveniente da Europa e valorizado pelos governos do sul/ sudeste, e o tradicional, preservando o modo de vida tranquilo dos agricultores sertanejos, baseado na moral religiosa. Para fundamentar o estudo sobre a modernização das cidades, temos Chagas (2004), Sousa (2001) e Sevcenko (2008). Quanto à Literatura de cordel, a pesquisa foi realizada a partir de Antologias e, sobretudo, com o auxílio da internet, a exemplo do site Casa de Rui Barbosa. Compreendemos que a Literatura de cordel não apenas reproduz as histórias de trancoso e cantorias, mas torna-se porta voz do homem do campo na defesa dos costumes e estrutura familiar, formada no respeito e na dedicação da esposa e mãe. Com isto, concluímos que a linguagem do cordel não pode ser considerada atrasada, machista ou conservados, mas é atual, na alerta contra os males do novo.
Descrição: LIMA, V. S. de. S. O nordeste moderno na literatura de cordel. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3392
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Verônica Silva de Sousa Lima.pdfVerônica Silva de Sousa Lima655.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.