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dc.contributor.authorRodrigues, Maria Joamma de Sousa-
dc.date.accessioned2025-06-02T13:53:51Z-
dc.date.available2025-06-02T13:53:51Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33924-
dc.descriptionRODRIGUES, Maria Joamma de Sousa. Educação ambiental no universo escolar: desenvolvimento de atitudes pró-ambientais no município de Nova Palmeira-PB. . 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) — Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Ambiental (EA) desempenha um papel essencial na sensibilização e conscientização sobre questões relacionadas à conservação da biodiversidade, especialmente entre jovens em idade escolar. Nesse sentido, este estudo objetivou promover práticas educativas que fomentassem o entendimento e a valorização do meio ambiente entre estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II em uma escola municipal de Nova Palmeira-PB. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória foram realizadas atividades de EA, como palestras interativas, oficinas didáticas, jogos educativos e a construção de um jardim sensorial. A amostra foi composta predominantemente por 42 estudantes, sendo a maioria (59,5%) do gênero feminino, com idades entre 12 e 13 anos (71,4%) e residentes na zona urbana (76,2%). O levantamento da percepção ambiental revelou um entendimento limitado sobre os conceitos de meio ambiente e biodiversidade, além de lacunas no entendimento sobre saneamento e manejo de resíduos. No entanto, os estudantes destacaram-se em relação à percepção dos impactos ambientais locais, como poluição dos recursos naturais, produção descontrolada de lixo urbano e poluição sonora e visual. As ações educativas foram eficazes em promover o aprendizado, estimulando os estudantes a refletirem sobre os conceitos de biodiversidade e impactos ambientais, além de promover práticas conscientes e colaborativas. Atividades lúdicas, como o jogo "Quem sou eu?", sobre a biodiversidade da Caatinga, ajudaram a valorizar o bioma local e a importância da preservação de espécies nativas. A oficina de modelagem possibilitou uma compreensão concreta de ecossistemas, enquanto o jardim sensorial se destacou como uma prática pedagógica inovadora, proporcionando uma conexão física com a natureza. O estudo ressalta que a sensibilização ambiental deve ir além da simples transmissão de informações, promovendo a reflexão e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos sustentáveis, por meio da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Assim, reforça a educação ambiental como uma ferramenta essencial para a promoção da sustentabilidade e a conservação dos ecossistemas, capacitando os alunos a se tornarem agentes ativos de mudança em suas comunidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Adrianne Teixeira Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectpercepção ambientalpt_BR
dc.subjectsensibilização ambientalpt_BR
dc.subjecteducação ambientalpt_BR
dc.subjectbiodiversidadept_BR
dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
dc.titleEducação ambiental no universo escolar: desenvolvimento de atitudes pró-ambientais no município de Nova Palmeira-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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