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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33985
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Ana Mônica Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-10T20:24:00Z | - |
dc.date.available | 2025-06-10T20:24:00Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 306.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33985 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Ana Mônica Santos de. Entre farinhada e saberes: vivência de uma casa de farinha em Itapororoca - PB. 2025. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo, analisar de que forma os saberes tradicionais mobilizados nas vivências de uma casa de farinha se constituem como práticas educativas comunitárias, articulando memória, trabalho coletivo e Educação Popular no contexto da agricultura familiar. Dessa forma buscamos também 1. Conhecer como as casas de farinha contribuem para a preservação e transmissão dos saberes populares no contexto da agricultura familiar; 2. Apresentar a organização do trabalho nas casas de farinha e sua relação com os processos educativos e formativos no meio rural; Assim como 3. Identificar a presença da Educação Popular nas práticas comunitárias e nos saberes tradicionais do Sítio Barroca dos Santos. A pesquisa foi norteada pela pergunta: De que maneira a história e memória das casas de farinha contribuem para a valorização e transmissão dos saberes populares no contexto da Educação Popular? Baseando-se nas discussões teóricas de Cascudo (1983), Freire (2011) e Sales (2010) entre outros. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa baseada na observação participante, escrita autobiográfica e levantamento bibliográfico. Foram utilizadas referências como Lukatos (2003), Silva (2022), Gaspar (2002) e Brandão (2007), articulando teoria e prática. As visitas às casas de farinha permitiram vivenciar e registrar os saberes partilhados e práticas culturais. As fontes incluem dados de campo, entrevistas e obras que discutem saberes populares e educação não formal. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderley | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Casa de farinha | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Observação participante | pt_BR |
dc.subject | Saberes populares | pt_BR |
dc.title | Entre farinhada e saberes: vivência de uma casa de farinha em Itapororoca - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Ana Mônica Santos de Oliveira | TCC - Ana Mônica Santos de Oliveira | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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