Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33989
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Esmeralda Monteiro da-
dc.date.accessioned2025-06-10T21:17:57Z-
dc.date.available2025-06-10T21:17:57Z-
dc.date.issued2025-06-04-
dc.identifier.otherCDD 372.87-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33989-
dc.descriptionSILVA, Esmeralda Monteiro da. A musicalização na educação infantil: contribuições para o processo de socialização das crianças. 2025. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) -Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA musicalização é uma ferramenta auxiliadora no processo educacional, sendo possível mobi lizá-la em muitos aspectos do desenvolvimento infantil, sobretudo na socialização. Diante disso, o objetivo desse trabalho centra-se em investigar como a musicalização contribui para o processo de socialização das crianças na educação infantil; seguido dos respectivos objetivos específicos: a) apresentar os contributos da musicalização para o processo de socialização das crianças; b) refletir como a musicalização é desenvolvida na educação infantil; c) analisar as percepções das professoras sobre a musicalização no processo de socialização. Metodologica mente, essa pesquisa se classifica como de natureza exploratória e qualitativa. Partindo inicial mente do levantamento bibliográfico, foram identificados autores indispensáveis à discussão, tais como: Brito (2003), Craidy e Kaercher (2001), Luckesi (2014), Corsaro (2018), Sarmento (2005), entre outros que nortearam o aprofundamento e as análises dos dados. Em sequência foi desenvolvida uma pesquisa de campo com aplicação de questionários com professoras da Educação Infantil da rede municipal de Belém/PB. Mediante os dados coletados e analisados, foi possível reconhecer que as professoras possuem alguns conhecimentos acerca da utilização da música como ferramenta lúdica na educação infantil, fazem uso da mesma em diferentes contextos, reconhecem sua relevância, embora apontem também dificuldades no planejamento dessas ações, como a falta de espaço para os movimentos Por fim, foi possível identificar que a música é uma linguagem cultural que marca contextos, se bem potencializada pode se confi gurar como um instrumento aliado ao professor no processo de interação das crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Gillyane Dantas dos Santos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleA musicalização na educação infantil: contribuições para o processo de socialização das criançaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Esmeralda Monteiro da SilvaTCC - Esmeralda Monteiro da Silva371.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.