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dc.contributor.authorAlexandre, Daisy Anne Pereira-
dc.date.accessioned2025-06-10T21:40:56Z-
dc.date.available2025-06-10T21:40:56Z-
dc.date.issued2025-06-04-
dc.identifier.otherCDD 371.387-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33990-
dc.descriptionALEXANDRE, Daisy Anne Pereira. A compreensão das professoras de creche sobre a ludicidade: perspectivas e práticas na educação infantil. 2025. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Entendendo as atividades lúdicas como alternativas fundamentais para o desenvol-vimento das práticas pedagógicas pensadas em prol do desenvolvimento integral da criança, a presente proposta buscou realizar uma reflexão sobre as práticas peda-gógicas na educação infantil, propondo uma análise das concepções e práticas rela-cionadas à ludicidade entre as professoras da etapa de creche. Os dados aqui rela-tados foram embasados a partir de alguns estudiosos como Luckesi e Kramer, bem como documentos como BNCC. Para realização da pesquisa realizou-se estudo descritivo e exploratório, com duas professoras de uma creche do município de Guarabira/PB. Ambas as educadoras foram selecionadas a partir de alguns critérios pré-estabelecidos. Durante a coleta de informações foram utilizadas duas estraté-gias a entrevista semiestruturada, a partir de um questionário com 4 perguntas sub-jetivas e a observação participante durante duas semanas. Para a organização dos dados, as participantes foram identificadas como P1 e P2, correspondendo, respec-tivamente, à Professora 1 e Professora 2, com o objetivo de resguardar o anonimato das colaboradoras da pesquisa e para a creche adotou-se o pseudônimo Creche Sonho de Luz. Durante o período de observação, foi possível acompanhar de perto suas práticas pedagógicas, o planejamento das atividades e a relação com as crian-ças. Notou-se que apesar do destaque essencial para o uso do lúdico no processo educativo, foram identificados desafios como os recursos pedagógicos disponíveis e necessidade de formações continuadas sobre ludicidade. Apesar disso, as educado-ras destacam como prática fundamental, ressaltando ainda mais sua importância no âmbito do ensino-aprendizagem. No que se refere às entrevistas, a análise dos de-poimentos possibilitou compreender como o brincar, entendido enquanto prática pe-dagógica intencional, ocupa lugar central no cotidiano das creches, sendo concebido tanto como um direito da criança quanto uma potente estratégia de desenvolvimento integral. Dessa forma, os dados apresentados fortalecem a discussão em torno da ludicidade na prática pedagógica, a importância do aprender a aprender, assim co-mo os dados fornecem subsídio para o desenvolvimento de outras pesquisas na área da educação e afins. Palavras-Chave: Ludicidade. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas. Formação de professoras. Brincadeira.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Gillyane Dantas dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação de professoraspt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.titleA compreensão das professoras de creche sobre a ludicidade: perspectivas e práticas na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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