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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33991
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Adriana Ananias da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T11:37:46Z | - |
dc.date.available | 2025-06-11T11:37:46Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.733 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33991 | - |
dc.description | SILVA, Adriana Ananias da. O poder da palavra: a voz do professor por motivo e dos motivo o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva do aluno. 2025. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente produção tem como título: “O poder da palavra: a voz do professor que motiva e desmotiva o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva do aluno”. Objetiva-se, com o andamento da presente produção textual, compreender como as palavras que o educador verbaliza no ambiente escolar podem influenciar positivamente ou negativamente o processo de ensino e aprendizado dos alunos. Especificamente, pretendemos: discutir sobre como o uso inapropriado da palavra pode afetar o caminhar educacional e emocional do educando; pesquisar como a mudança vocabular pode ser auxiliadora na metodologia de ensino empregada; investigar o uso da palavra para o benefício da aprendizagem e o bom andamento da educação. A metodologia adotada, parte da pesquisa qualitativa em educação, com estudo de campo em duas turmas do nono ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Luiz Galdino Sales na cidade de Mulungu - PB. Utilizando a observação participante, bem como o uso do formulário com perguntas abertas trazendo a expressão crítico e reflexiva dos educandos sobre sua interação com o professor. Os aportes teóricos circundam por Lajonquiére (2011) e Biderman (1998), dimensionando e contextualizando a palavra; Saussure (2006), no conceito formal acerca da palavra em signo como significado e significante; Bechara (2009) na formalidade gramatical, Bagno (1999), na interação social que dá vida a palavra; Belotti e Faria (2010), Freire (1996), numa perspectiva crítica e reflexiva acerca do papel relacional existente entre educador e educando. Os resultados indicam que o modo como o profissional de educação utiliza a palavra reverbera diretamente no ato de ensino e aprendizagem, assim como transcende o meio escolar, o que nos releva a necessidade de desenvolver uma maior percepção consciente e ética de seu uso. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | O poder da palavra | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O poder da palavra: a voz do professor por motivo e dos motivo o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva do aluno | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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