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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33993
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Chaves, Adrievelly Suzane Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T11:52:57Z | - |
dc.date.available | 2025-06-11T11:52:57Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33993 | - |
dc.description | CHAVES, Adrievelly Suzane Bezerra. É melhor calar aquilo que não se pode dizer por completo: a educação sexual e a sexualidade na escola. 2025. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância da educação sexual infantil no enfrentamento da violência sexual contra crianças, destacando o papel da escola na proteção e formação das crianças frente a esse tipo de abuso. Fundamentado em estudos de especialistas da área como: (Chauí, 1994), (Souza, 1997), (Rangel, 2009), (Costa, 2021), além de narrativas pessoais e realizado por meio da abordagem qualitativa, o estudo traz a revisão bibliográfica e análise de casos reais de violência sexual infantil amplamente divulgados em fontes jornalísticas e institucionais. É problematizado o tabu cultural e social que envolve o ensino da sexualidade nas escolas e evidencia como esse silêncio contribui para a perpetuação da violência. O estudo apresenta também um panorama histórico da concepção de infância e sexualidade, apontando a influência de instituições como a Igreja e a família na repressão dos discursos sobre o corpo e a sexualidade infantil. Além disso, o trabalho discute os limites e as possibilidades da transversalidade da educação sexual no currículo escolar, revelando a fragilidade das políticas públicas e das formações docentes nesse campo. A pesquisa ainda aborda a violência intrafamiliar e os impactos emocionais e psicológicos do abuso sexual na vida das vítimas, ressaltando a necessidade urgente de práticas educativas que promovam o autoconhecimento, a autoproteção e o enfrentamento das situações abusivas. Os resultados obtidos mostram como o tabu dificulta a promoção da educação sexual nas escolas. Observa-se que, quando a temática é apresentada ocorre de forma optativa, tornando-se uma questão particular. Dessa forma, conclui-se que a educação sexual é fundamental para a formação integral das crianças e deve ser promovida de forma consciente, crítica e livre de preconceitos, fortalecendo a escola como um espaço educativo, protetivo e de resistência. O estudo reafirma a necessidade de políticas públicas eficazes e formação continuada dos educadores, para que possam atuar com segurança e sensibilidade diante dessa temática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Transversalidade curricular | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade infantil | pt_BR |
dc.subject | Abuso sexual | pt_BR |
dc.title | É melhor calar aquilo que não se pode dizer por completo: a educação sexual e a sexualidade na escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Adrievelly Suzane Bezerra Chaves | TCC - Adrievelly Suzane Bezerra Chaves | 498.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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