Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33996
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Andressa Palhano | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T12:45:03Z | - |
dc.date.available | 2025-06-11T12:45:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9046 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33996 | - |
dc.description | ALVES, Andressa Palhano. A gestão escolar e os desafios para uma educação inclusiva. 2025. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A efetivação prática do acesso, permanência e desenvolvimento dos alunos com deficiência no espaço escolar não é garantida apenas na disponibilidade de matrículas, fazendo-se necessário a construção de um ambiente adaptável e acessível para a inclusão e aprendizagem do público PcD. Nesse contexto, objetivo do presente trabalho visa destacar a importância da gestão escolar diante dos desafios para uma educação inclusiva. O presente estudo é de natureza qualitativa e foi utilizada como procedimento metodológico a revisão bibliográfica. Como aporte teórico foram consultados autores tais como: Mantoan (2006), Beyer (2012) e Sassaki (1997), além de documentos legais como a Constituição Federal de 1988, a LDB nº 9.394/1996, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Os resultados obtidos demonstram que diante dos múltiplos desafios que integram a inclusão dos alunos com deficiência, a atuação dos gestores e dos demais profissionais que compõe a gestão faz toda a diferença, contribuindo para o desenvolvimento do público PcD no espaço escolar. O conhecimento das demandas dos alunos matriculados, o planejamento e organização do currículo escolar que atenda às necessidades do público PcD, a mediação entre as famílias e os professores, a solicitação de recursos humanos, pedagógicos e financeiros para auxiliar a aprendizagem dos alunos são todas atribuições da gestão escolar, com destaque para os gestores que devem liderar todas essas atividades. As discussões desenvolvidas no estudo contribuem para o aprofundamento dos estudos acadêmicos no campo da inclusão escolar, principalmente no que se refere ao papel da gestão diante dos desafios vivenciados para a inclusão dos alunos com deficiência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Débora Regina Fernandes Benício | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | A gestão escolar e os desafios para uma educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Andressa Palhano Alves | TCC - Andressa Palhano Alves | 682.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 4.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.