Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Andressa Palhano-
dc.date.accessioned2025-06-11T12:45:03Z-
dc.date.available2025-06-11T12:45:03Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.identifier.otherCDD 371.9046-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33996-
dc.descriptionALVES, Andressa Palhano. A gestão escolar e os desafios para uma educação inclusiva. 2025. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA efetivação prática do acesso, permanência e desenvolvimento dos alunos com deficiência no espaço escolar não é garantida apenas na disponibilidade de matrículas, fazendo-se necessário a construção de um ambiente adaptável e acessível para a inclusão e aprendizagem do público PcD. Nesse contexto, objetivo do presente trabalho visa destacar a importância da gestão escolar diante dos desafios para uma educação inclusiva. O presente estudo é de natureza qualitativa e foi utilizada como procedimento metodológico a revisão bibliográfica. Como aporte teórico foram consultados autores tais como: Mantoan (2006), Beyer (2012) e Sassaki (1997), além de documentos legais como a Constituição Federal de 1988, a LDB nº 9.394/1996, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Os resultados obtidos demonstram que diante dos múltiplos desafios que integram a inclusão dos alunos com deficiência, a atuação dos gestores e dos demais profissionais que compõe a gestão faz toda a diferença, contribuindo para o desenvolvimento do público PcD no espaço escolar. O conhecimento das demandas dos alunos matriculados, o planejamento e organização do currículo escolar que atenda às necessidades do público PcD, a mediação entre as famílias e os professores, a solicitação de recursos humanos, pedagógicos e financeiros para auxiliar a aprendizagem dos alunos são todas atribuições da gestão escolar, com destaque para os gestores que devem liderar todas essas atividades. As discussões desenvolvidas no estudo contribuem para o aprofundamento dos estudos acadêmicos no campo da inclusão escolar, principalmente no que se refere ao papel da gestão diante dos desafios vivenciados para a inclusão dos alunos com deficiência.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Débora Regina Fernandes Beníciopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleA gestão escolar e os desafios para uma educação inclusivapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Andressa Palhano AlvesTCC - Andressa Palhano Alves682.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito4.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.