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dc.contributor.authorAlves, Júlia Maria Santos-
dc.date.accessioned2025-06-11T13:46:07Z-
dc.date.available2025-06-11T13:46:07Z-
dc.date.issued2025-05-29-
dc.identifier.otherCDD 372.414-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33997-
dc.descriptionALVES, Júlia Maria Santos. A consciência fonológica e sua relação com o processo de alfabetização dos aprendizes do ensino regular público e privado do brejo paraibano. 2025. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO processo de alfabetização ocorre nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), ele impacta diretamente a aprendizagem nos anos subsequentes. No entanto, esse processo nem sempre se desenvolve plenamente, o que pode resultar em lacunas no desenvolvimento da leitura e da escrita. Nesse sentido, o objetivo geral visa analisar as contribuições da CF no processo de alfabetização. Dito isso, tem-se como objetivos específicos: (i) compreender o conceito de CF e suas etapas de desenvolvimento; (ii) verificar como a temática da CF é estabelecida na Base Nacional Comum Curricular; (iii) observar possíveis reflexos do não desenvolvimento da CF e (iv) refletir sobre possíveis impactos na trajetória escolar dos aprendizes. Em relação à fundamentação teórica, nos embasamos nos estudos de Adams et al. (2006), Alves (2012), Alves, Finger e Brentano (2021), Alves e Finger (2023), BNCC (2017), Kleiman (1995), Roberto (2016), Savage (2015) e Soares (2003, 2016), dentre outros teóricos e documentos norteadores que contribuíram para o arcabouço teórico desta pesquisa. No que tange à metodologia, este estudo apresenta uma revisão da literatura e a análise documental, mediante a realização de uma busca sistemática por trabalhos acadêmicos que versam sobre a temática da CF e o processo de alfabetização, assim como a análise dos documentos normativos que orientam e regulamentam a educação brasileira. Ademais, uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo. Para isso, fizemos uma coleta de dados em setembro de 2024 com discentes de escolas públicas e privadas, situadas no interior do estado da Paraíba, com estudantes de diferentes etapas, a saber, aprendizes do 2º e 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os nossos resultados revelaram que nenhum dos participantes dessa pesquisa conseguiu responder corretamente a todas as atividades do teste da CF, evidenciando o não desenvolvimento pleno das habilidades metafonológicas. Dessa maneira, essas habilidades são fundamentais para o domínio do sistema alfabético e, consequentemente, para a consolidação das competências de leitura e escrita.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Anilda Costa Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBrejo paraibanopt_BR
dc.titleA consciência fonológica e sua relação com o processo de alfabetização dos aprendizes do ensino regular público e privado do brejo paraibanopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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