Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34001
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLira, Mykaelle de Souza-
dc.date.accessioned2025-06-11T21:02:06Z-
dc.date.available2025-06-11T21:02:06Z-
dc.date.issued2025-06-06-
dc.identifier.otherCDD 371.397-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34001-
dc.descriptionLIRA, Mykaelle de Souza. A educação lúdica em psicomotricidade: a arte de aprender brincando. 2025. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo científico tem como objetivo central analisar a importância da ludicidade na psicomotricidade como ferramenta potenciadora do desenvolvimento integral da criança. Essencialmente, o estudo buscou verificar como os jogos e brincadeiras podem contribuir para o desenvolvimento psicomotor da criança; discutir como a educação lúdica está atrelada a elementos psicomotores; e relacionar as práticas pedagógicas à psicomotricidade na educação infantil. Sobretudo, abordamos a cultura infantil e a ludicidade pautada na sua interligação no desenvolvimento da criança formando um cenário encorajador para a criança explorar o ambiente. E dissertamos, sobre a psicomotricidade e a sua importância na educação infantil no desenvolvimento integral das crianças, pois trabalha a relação entre o corpo e a mente por meio de atividades que envolvem movimento, percepção, coordenação e controle motor. Como aporte teórico foram utilizados os seguintes autores (as): Àries (1986); Bacelar (2009); Dos Santos e Costa (2015); Fonseca M. (2015); Fonseca V. (2008); Frota (2021); Kishimoto (2016); Moi e Mattos (2019); Sarmento (2007); Souza, Sobrinho e Herran (2017); Tonietto e Garanhani (2017), e os documentos norteadores da Educação Infantil. Com base nos objetivos foi utilizada a metodologia de cunho bibliográfico de abordagem qualitativa-exploratória. Na coleta de dados utilizamos o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Superior - (CAPES), na respectiva base foram escolhidos três estudos para ser realizada a análise. Através dos resultados, atestou-se, que apesar de todos os estudos não terem colocado a ludicidade como potenciadora no desenvolvimento da criança, compreende-se que uma educação infantil que utilizar a ludicidade e psicomotricidade como instrumentos fundamentais garantirá o desenvolvimento integral da criança.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.titleA educação lúdica em psicomotricidade: a arte de aprender brincandopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mykaelle de Souza LiraTCC - Mykaelle de Souza Lira280.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito93.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.