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dc.contributor.authorLuna, Jamilly Delfino de-
dc.date.accessioned2025-06-12T12:23:26Z-
dc.date.available2025-06-12T12:23:26Z-
dc.date.issued2025-06-02-
dc.identifier.otherCDD 372.632-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34002-
dc.descriptionLUNA, Jamilly Delfino de. Influências da variação do |r| na ortografia dos alunos de escola pública e privada na cidade de Guarabira-PB. 2025. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA escrita é uma prática social desenvolvida pelos sujeitos através de processos complexos que envolvem tanto a internalização das convenções ortográficas quanto a relação com a oralidade. Além disso, pode ser adaptada a depender dos contextos de uso em que ela se aplica. Frequentemente, quando os fenômenos da fala (os processos fonético-fonológicos) são materializados na escrita, são classificados como erros, sem o devido reconhecimento de suas motivações linguísticas e sociais por parte dos professores. Dessa forma, este estudo parte dessa noção para investigar as influências sociolinguísticas da variação do |R| na ortografia de alunos da quinta série do ensino fundamental (anos iniciais), de uma escola pública e de uma escola privada, na cidade de Guarabira-PB. Nessa perspectiva, o objetivo geral é analisar a escrita dos alunos das referidas instituições de ensino, de modo comparativo, para encontrar as possíveis distinções e influências das ocorrências de desvios ortográficos cometidos por esses estudantes, reconhecendo a importância do processo de alfabetização e inserindo-o numa visão que considera a variação linguística como um fenômeno natural e inerente à língua. Esse estudo se fundamenta teoricamente nos aspectos da escrita e suas ligações com a oralidade, com a consciência fonológica e com as questões da igualdade de acesso à alfabetização, mediante os apontamentos de Soares (2021) e de Vygotsky (1987), centrado no viés da escrita e outras discussões socioculturais, como também, por meio das investigações fonético-fonológicas dos estudos de Roberto (2016). Além desses, procura-se integrar a relação socioeconômica e o contexto pandêmico como possíveis influências dos dados encontrados. Para tanto, serão colocadas em discussão as ideias de Bourdieu e Passeron (1992), dentre outras contribuições acadêmicas. No quesito metodológico, utiliza-se uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo. Como resultados, obteve-se que os processos fonéticos-fonológicos, por supressão, foram os principais influenciadores da variação do |R| na ortografia dos alunos. Além disso, os estudantes pertencentes à escola pública foram os que mais registraram desvios ortográficos nas atividades aplicadas, o que procurou-se explicar através dos fatores sociolinguísticos que incluem desde a formação da criança no seu ambiente familiar até a aprendizagem sistemática oferecida pela escola. Vale ressaltar que foram encontradas e, consequentemente exploradas, outras motivações para as ocorrências ortográficas obtidas. Portanto, este estudo contribui para a formação de professores de língua portuguesa e pedagogos que lidam diretamente com o processo de desenvolvimento e apropriação da escrita pelos aprendizes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Anilda Costa Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectVariação Linguísticapt_BR
dc.subjectConsciência Fonológicapt_BR
dc.titleInfluências da variação do |r| na ortografia dos alunos de escola pública e privada na cidade de Guarabira-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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