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dc.contributor.authorPereira, Isabella Daniel-
dc.date.accessioned2025-06-12T12:28:36Z-
dc.date.available2025-06-12T12:28:36Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.otherCDD 371.387-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34003-
dc.descriptionPEREIRA, Isabella Daniel. O brincar livre na educação infantil: reflexões a partir da BNCC. 2025. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo avaliar a relevância do brincar livre na educação Infantil, levando em consideração as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua relação com o desenvolvimento contínuo das crianças. Seguido de tais objetivos específicos que buscam: Entender as diferenças entre o lúdico e a ludicidade no contexto da educação Infantil; Avaliar como o brincar livre é destacado na BNCC e sua articulação com o desenvolvimento infantil; Descrever as distintas possibilidades do brincar livre a partir da perspectiva de pesquisas sobre ludicidade e práticas pedagógicas. Assim sendo, de que forma o brincar livre, conforme descrito pela BNCC, pode auxiliar para o desenvolvimento total das crianças na educação Infantil? O estudo trouxe uma abordagem qualitativa, de parâmetro explicativo, por meio de revisão bibliográfica e documental. A avaliação dos documentos legais em destaque a BNCC e de obras de autores que descrevem essa abordagem. Os autores que embasaram esse estudo foram Froebel (2003), Gil (2002), Gonzaga (2009), Kishimoto (2011), Piaget (2017), garantindo uma percepção ampla e atualizada da temática, compreendendo as conquistas e os conflitos ocorridos no decorrer desses estudos. Assim, revelou que, embora a BNCC compreenda o brincar como elemento chave da educação infantil, não há um destaque claro no conceito de “brincar livre”. As discussões descrevem que é importante repensar o currículo da educação infantil, valorizando práticas pedagógicas que agreguem o brincar livre como cenário importante do processo educativo. Conclui-se que o brincar livre necessita ser mais valorizado nas políticas educacionais, com planejamento apropriado e formação de professores que respeitem o protagonismo infantil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderleypt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBrincar livrept_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectFundamentos da educaçãopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleO brincar livre na educação infantil: reflexões a partir da BNCCpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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