Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34004
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Walckria Santana dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-12T12:35:22Z | - |
dc.date.available | 2025-06-12T12:35:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34004 | - |
dc.description | SANTOS, Walckria Santana dos. Um diálogo entre educação emocional e literatura no ensino médio: uma abordagem a partir de "O Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder. 2025. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa pretende discutir acerca da importância de se construir uma educação emocional no âmbito escolar, considerando que tal construção poderá promover um melhor autoconhecimento, melhores relações interpessoais e resultados positivos no que se refere ao ensino/ aprendizagem. Nesse sentido, nosso objetivo geral consiste em apresentar uma proposta pedagógica para o ensino médio, que visa promover o letramento emocional em sala de aula, a partir da obra O Mundo de Sofia de Gaarder (2012), mostrando a relevância da literatura filosófica para a vida de alunos. Buscaremos, dessa forma, destacar o quanto a partir da obra literária O Mundo de Sofia, de Gaarder (2012) os estudantes podem refletir sobre a compreensão de si mesmos e como podem ser compreendidos, independente de qual seja o problema que estejam enfrentando. Além disso, os discentes devem ser levados, a partir da narrativa de O Mundo de Sofia, de Gaarder (2012), a reconhecer também a sua capacidade de enfrentar desafios. Quanto à metodologia do nosso trabalho, esta é de abordagem qualitativa, do tipo explicativa, com análise textual. No que se refere aos principais fundamentos teóricos utilizados, destacamos: Goleman (1995), Damásio (2012), Descartes (1637), Chaui (2000) Gaardner (2012), Libâneo (1990), Wallon (2007), Vygotsky (2001), Marx (1867), Freire (1985), Cosson (2006). Além desses, a pesquisa também foi direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Como considerações a partir do que foi pesquisado e proposto, percebe-se o quanto pode ser possível uma transformação no que se refere aos alunos, sua conexão consigo e a possibilidade de conseguirem lidar melhor com suas emoções através da utilização da obra literária como forma de instigar, refletir, fazer ligações com o presente, captar possíveis aproximações com o cotidiano e a realidade apresentada pela obra. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Karla Valéria Araújo Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Proposta pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Literatura filosófica | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | O Mundo de Sofia | pt_BR |
dc.title | Um diálogo entre educação emocional e literatura no ensino médio: uma abordagem a partir de "O Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Walckria Santana dos Santos | TCC - Walckria Santana dos Santos | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 286.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.