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dc.contributor.authorSilva, Maria Vitória Araújo da-
dc.date.accessioned2025-06-12T17:17:09Z-
dc.date.available2025-06-12T17:17:09Z-
dc.date.issued2025-05-29-
dc.identifier.otherCDD 370.1503-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34008-
dc.descriptionSILVA, Maria Vitória Araújo da. A literatura infantil como instrumento de comunicação e interação social. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA leitura de literatura infantil se faz necessária nas diferentes formas de desenvolvimento dos indivíduos, os fazendo evoluir nos aspectos individuais, sociais, intelectuais e cognitivos, contribuindo, também, para a comunicação e a interação social que influenciam diretamente na formação das crianças. A partir dessa abordagem, chegou-se ao seguinte questionamento: como a literatura pode ser um instrumento de comunicação e interação social entre as crianças? Traçou-se como objetivo geral analisar a literatura infantil como instrumento de comunicação e interação social a partir da sua abordagem no ambiente escolar. E como objetivos específicos: a) discutir sobre a literatura como formação integral do ser humano; b) entender como a literatura infantil poderá contribuir na comunicação e interação social das crianças; c) compreender o trabalho com a literatura no processo de comunicação e interação social a partir da abordagem em sala de aula. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa em educação, que se apoia na classificação de pesquisa de campo, uma vez que, para a efetiva realização da coleta de dados é necessário ir ao local de pesquisa. A pesquisa de campo foi realizada, por meio da entrevista semiestruturada, em duas escolas da região do agreste paraibano, focando em turmas de quarto e quinto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e teve como sujeitos quatro professores e professoras que participaram da entrevista, sendo um homem e três mulheres. Buscou-se compreender teoricamente o assunto, utilizando autores como: Amarilha (1997), Cademartori (2010), Caldin (2010), Cosson (2014), Colomer (2007), Goulart (2006), Lima (2012), Martins (2012), Todorov (2012) e Souza (2015), que discutem a temática, e apresentam contribuições relevantes para essa pesquisa. Como resultados destacou- se que a leitura de literatura infantil influencia de forma positiva na comunicação e interação social das crianças, formando indivíduos que poderão contribuir como cidadãos e cidadãs que compreendem sua liberdade de expressão e demonstram seus pensamentos críticos e reflexivos de forma mais objetiva. A literatura, quando aplicada em sala de aula com objetivos bem definidos, poderá ser um instrumento pedagógico que facilitará o diálogo entre os pares, contribuindo, também, nos processos de leitura e escrita de forma mais autônoma e segura.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeitura de literaturapt_BR
dc.subjectComunicação e interação socialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento e aprendizagempt_BR
dc.title12/06/25 A literatura infantil como instrumento de comunicação e interação socialpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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