Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Janielly Petrúcia Matias de-
dc.date.accessioned2025-06-12T18:14:20Z-
dc.date.available2025-06-12T18:14:20Z-
dc.date.issued2025-06-06-
dc.identifier.otherCDD 338.04-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34010-
dc.descriptionLIMA, Janielly Petrúcia Matias de. Explorando o empreendedorismo digital no campo da educação: um estudo sobre pedagogas que atuam no instagram. 2025. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractCom o avanço das tecnologias digitais e a crescente presença das redes sociais na vida cotidiana, muitos profissionais da educação têm encontrado no ambiente digital uma alternativa para ampliar sua atuação e compartilhar conhecimentos. A pesquisa discute esse fenômeno, especialmente após a pandemia da Covid-19, que impulsionou a necessidade de adaptação às plataformas virtuais e intensificou a busca por novas formas de atuação no mercado educacional. Emergiu então o questionamento: Qual o impacto do uso do Instagram como ferramenta de trabalho no empreendedorismo digital educacional para pedagogas, e como essa plataforma tem contribuído para a inovação pedagógica e a geração de renda no contexto atual? Para tanto, o objetivo deste trabalho foi analisar o impacto do uso do Instagram como ferramenta de trabalho no empreendedorismo digital educacional para pedagogas e suas contribuições para a inovação pedagógica e a geração de renda no contexto atual. Seguido dos respectivos objetivos específicos: identificar as principais estratégias utilizadas pelas pedagogas no Instagram para desenvolver o empreendedorismo digital educacional; avaliar os desafios e oportunidades enfrentados pelas pedagogas ao empreenderem no Instagram, incluindo a questão da geração de renda e analisar como o empreendedorismo digital educacional no Instagram tem impactado a valorização profissional e a autonomia das pedagogas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem exploratória, na qual foi aplicado um questionário online a pedagogas que utilizam o Instagram como ferramenta de trabalho. Os pressupostos teóricos que fundamentam a pesquisa foram Gomes (2022), Almeida (2024), Nunes et al. (2020), entre outros. Os resultados apontaram que a maioria das pedagogas empreendedoras digitais atuam na plataforma há pelo menos dois anos, utilizando estratégias como a criação de vídeos explicativos, postagens com dicas pedagógicas e a venda de produtos educacionais. Observou-se que essas profissionais conciliam o trabalho digital com outras atividades presenciais, enquanto outras têm o Instagram como principal fonte de renda. Os desafios identificados incluem a dificuldade de engajar seguidores, a concorrência com outros perfis e a necessidade constante de atualização em marketing digital. Conclui-se então que, o Instagram se consolidou como um espaço de protagonismo para as pedagogas, promovendo a troca de conhecimentos, a valorização do trabalho docente e a democratização do ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Taíses Araújo da Silva Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo digitalpt_BR
dc.subjectPedagogaspt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.titleExplorando o empreendedorismo digital no campo da educação: um estudo sobre pedagogas que atuam no instagrampt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Janielly Petrúcia Matias de LimaTCC - Janielly Petrúcia Matias de Lima992.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito6.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.