Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34010
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Janielly Petrúcia Matias de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-12T18:14:20Z | - |
dc.date.available | 2025-06-12T18:14:20Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 338.04 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34010 | - |
dc.description | LIMA, Janielly Petrúcia Matias de. Explorando o empreendedorismo digital no campo da educação: um estudo sobre pedagogas que atuam no instagram. 2025. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o avanço das tecnologias digitais e a crescente presença das redes sociais na vida cotidiana, muitos profissionais da educação têm encontrado no ambiente digital uma alternativa para ampliar sua atuação e compartilhar conhecimentos. A pesquisa discute esse fenômeno, especialmente após a pandemia da Covid-19, que impulsionou a necessidade de adaptação às plataformas virtuais e intensificou a busca por novas formas de atuação no mercado educacional. Emergiu então o questionamento: Qual o impacto do uso do Instagram como ferramenta de trabalho no empreendedorismo digital educacional para pedagogas, e como essa plataforma tem contribuído para a inovação pedagógica e a geração de renda no contexto atual? Para tanto, o objetivo deste trabalho foi analisar o impacto do uso do Instagram como ferramenta de trabalho no empreendedorismo digital educacional para pedagogas e suas contribuições para a inovação pedagógica e a geração de renda no contexto atual. Seguido dos respectivos objetivos específicos: identificar as principais estratégias utilizadas pelas pedagogas no Instagram para desenvolver o empreendedorismo digital educacional; avaliar os desafios e oportunidades enfrentados pelas pedagogas ao empreenderem no Instagram, incluindo a questão da geração de renda e analisar como o empreendedorismo digital educacional no Instagram tem impactado a valorização profissional e a autonomia das pedagogas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem exploratória, na qual foi aplicado um questionário online a pedagogas que utilizam o Instagram como ferramenta de trabalho. Os pressupostos teóricos que fundamentam a pesquisa foram Gomes (2022), Almeida (2024), Nunes et al. (2020), entre outros. Os resultados apontaram que a maioria das pedagogas empreendedoras digitais atuam na plataforma há pelo menos dois anos, utilizando estratégias como a criação de vídeos explicativos, postagens com dicas pedagógicas e a venda de produtos educacionais. Observou-se que essas profissionais conciliam o trabalho digital com outras atividades presenciais, enquanto outras têm o Instagram como principal fonte de renda. Os desafios identificados incluem a dificuldade de engajar seguidores, a concorrência com outros perfis e a necessidade constante de atualização em marketing digital. Conclui-se então que, o Instagram se consolidou como um espaço de protagonismo para as pedagogas, promovendo a troca de conhecimentos, a valorização do trabalho docente e a democratização do ensino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Taíses Araújo da Silva Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo digital | pt_BR |
dc.subject | Pedagogas | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.title | Explorando o empreendedorismo digital no campo da educação: um estudo sobre pedagogas que atuam no instagram | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Janielly Petrúcia Matias de Lima | TCC - Janielly Petrúcia Matias de Lima | 992.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 6.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.