Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34020
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Geovania Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T16:32:49Z | - |
dc.date.available | 2025-06-16T16:32:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34020 | - |
dc.description | SILVA, Geovania Ferreira da. Avaliação da aprendizagem: desafios e perspectivas na contemporaneidade. 2025. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo analisar a avaliação educacional na contemporaneidade enfatizando as dificuldades nesse processo pelos educadores, bem como também as perspectivas para a prática avaliativa mais justa e eficaz. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho exploratório-descritivo, com revisão bibliográfica e aplicação de questionário como ferramenta metodológica. Os resultados apresentam que mesmo a avaliação educacional sendo um método fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, ainda há muitas questões como a padronização excessiva, a falta de formação continuada dos professores e a importância excessiva dos resultados quantitativos. Por outro lado, novas práticas vêm sendo discutidas, valorizando a ação formativa, diagnóstica e participativa. Evidenciando dessa forma a necessidade de mudança na concepção de avaliação, focando no desenvolvimento contínuo e integral dos discentes. Diante do exposto, conclui-se a importância de ressignificar a avaliação educacional, que exige o esforço em conjunto dos professores, gestores e de todo o corpo educacional, promovendo uma educação democrática, inclusiva e voltada para o aprimoramento progressivo do processo pedagógico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject | Perspectivas | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | 13/06/2025 Avaliação da aprendizagem: desafios e perspectivas na contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Geovania Ferreira da Silva | TCC - Geovania Ferreira da Silva | 653.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 710 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.