Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Vitória do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-06-16T17:14:45Z-
dc.date.available2025-06-16T17:14:45Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34024-
dc.descriptionFERANDES, Vitória do Nascimento. A leitura motivada pelo gênero digital bookTok. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. 2025.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa parte da compreensão de que os hábitos de leitura vêm se transformando com o avanço das tecnologias digitais e da crescente inserção dos alunos em ambientes multimodais. Dessa forma, temos como objetivo geral analisar como o BookTok, um gênero digital emergente, pode contribuir para motivar a leitura. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Antunes (2003), Kleiman (2007), Koch (2010) e Martins (2012) sobre leitura; Rojo (2009), Cope e Kalantzis (2000), Moura (2013) sobre multiletramentos; e Bakhtin (2011), Marcuschi (2002) e Meyer (2020) sobre gêneros discursivos/textuais e digitais. Neste sentido, para atingir os objetivos desta pesquisa, adotamos a metodologia de natureza descritiva, qualitativa e bibliográfica, e utilizamos como corpus, quatro vídeos extraídos da plataforma TikTok. Assim, as análises dos vídeos revelaram uma forte interação nos comentários, e uma ampla circulação dos vídeos através dos compartilhamentos. Logo, a partir das análises realizadas constatamos que o BookTok cria um ambiente acolhedor e dinâmico, em que a oralidade, o uso de recursos multissemióticos como capas de livros, legendas e a linguagem informal utilizadas pelos Boktokers motivam para o aumento da leitura e aproximam o leitor do texto literário, visto que, essa combinação multimodal, desperta um maior interesse nos jovens pela leitura, transformando a experiência de leitura decodificação para um hábito de leitura prazerosa e compartilhada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Iara Ferreira de Melo Martinspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMultissemiosept_BR
dc.subjectGêneros digitaispt_BR
dc.subjectBookTokpt_BR
dc.titleA leitura motivada pelo gênero digital BookTokpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vitória do Nascimento Fernandes.pdfTCC - Vitória do Nascimento Fernandes1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito712.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.