Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34024
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Vitória do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T17:14:45Z | - |
dc.date.available | 2025-06-16T17:14:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34024 | - |
dc.description | FERANDES, Vitória do Nascimento. A leitura motivada pelo gênero digital bookTok. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa parte da compreensão de que os hábitos de leitura vêm se transformando com o avanço das tecnologias digitais e da crescente inserção dos alunos em ambientes multimodais. Dessa forma, temos como objetivo geral analisar como o BookTok, um gênero digital emergente, pode contribuir para motivar a leitura. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Antunes (2003), Kleiman (2007), Koch (2010) e Martins (2012) sobre leitura; Rojo (2009), Cope e Kalantzis (2000), Moura (2013) sobre multiletramentos; e Bakhtin (2011), Marcuschi (2002) e Meyer (2020) sobre gêneros discursivos/textuais e digitais. Neste sentido, para atingir os objetivos desta pesquisa, adotamos a metodologia de natureza descritiva, qualitativa e bibliográfica, e utilizamos como corpus, quatro vídeos extraídos da plataforma TikTok. Assim, as análises dos vídeos revelaram uma forte interação nos comentários, e uma ampla circulação dos vídeos através dos compartilhamentos. Logo, a partir das análises realizadas constatamos que o BookTok cria um ambiente acolhedor e dinâmico, em que a oralidade, o uso de recursos multissemióticos como capas de livros, legendas e a linguagem informal utilizadas pelos Boktokers motivam para o aumento da leitura e aproximam o leitor do texto literário, visto que, essa combinação multimodal, desperta um maior interesse nos jovens pela leitura, transformando a experiência de leitura decodificação para um hábito de leitura prazerosa e compartilhada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Iara Ferreira de Melo Martins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Multissemiose | pt_BR |
dc.subject | Gêneros digitais | pt_BR |
dc.subject | BookTok | pt_BR |
dc.title | A leitura motivada pelo gênero digital BookTok | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Vitória do Nascimento Fernandes.pdf | TCC - Vitória do Nascimento Fernandes | 1.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 712.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.