Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Pricila Freire Correia dos-
dc.date.accessioned2025-06-16T20:15:07Z-
dc.date.available2025-06-16T20:15:07Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.otherCDD 371.3078-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34029-
dc.descriptionSANTOS, Pricila Freire Correia dos. Entre redes e saberes: o impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação humana. 2024. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractNa era da Sociedade da Informação, marcada pelo crescente uso das Tecnologias de Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), surge a necessidade de compreender os processos de construção de conhecimento em relação às mesmas e aos conhecimentos gerais. A questão central que orienta este estudo é: Como as TDIC contribuem para a construção de competências digitais em contextos formais e informais de educação? Para responder a essa problemática, o objetivo geral foi analisar o impacto da integração das TDICs na educação formal e informal para o desenvolvimento de competências digitais na construção do conhecimento humano. O trabalho está fundamentado em pressupostos teóricos de Manuel Castells (1999), com o conceito de sociedade em rede, Pierre Lévy (1999), com sua perspectiva sobre a cibercultura, que oferecem uma base para compreender as transformações tecnológicas e sociais contemporâneas, Maria da Glória Gohn (1999) com suas reflexões sobre os processos de educação formal e informal, dentre outros autores que discutem o tema. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, estruturada em dois estudos de caso: o relato biográfico da mãe da pesquisadora, que encontrou nas redes sociais um meio de aprender um novo ofício, representando o aprendizado informal; e um projeto de extensão universitária voltado para o desenvolvimento de competências digitais em comunidades locais, ilustrando as contribuições da educação formal. Os resultados evidenciam que as TDIC ampliam o acesso ao conhecimento e potencializam a aquisição de novas habilidades em diferentes contextos. O relato biográfico destacou o impacto transformador das tecnologias na vida de indivíduos autodidatas, enquanto o projeto de extensão demonstrou a relevância da universidade como agente de inclusão digital e social. Entretanto, desafios como desigualdade de acesso e a necessidade de práticas pedagógicas mais críticas e reflexivas foram identificados. Conclui-se que, na Sociedade da Informação, a educação deve transcender o ambiente escolar, integrando saberes formais e informais para promover competências digitais e a formação de cidadãos críticos. Este estudo contribui para o debate sobre as potencialidades e limitações das TDIC, sugerindo a ampliação de políticas públicas e a realização de novas pesquisas que explorem suas implicações em diversos contextos educacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Taíses Araújo da Silva Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação formal e informalpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)pt_BR
dc.subjectSaber digitalpt_BR
dc.subjectEducação autodirigidapt_BR
dc.titleEntre redes e saberes: o impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação humanapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Pricila Freire Correia dos SantosTCC - Pricila Freire Correia dos Santos4.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito212.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.