Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3404
Título: Modelagem e simulação numérica do transporte reativo de espécies químicas em meios porosos
Autor(es): Medeiros, Nayrlon Freitas
Palavras-chave: Modelagem ambiental
Dispersão de poluentes
Contaminação do solo
Data do documento: 11-Abr-2014
Resumo: Agentes como demasiado crescimento demográfico, urbanização acelerada e desenvolvimento industrial tem contribuído direta e indiretamente na qualidade das águas. A preocupação com esse recurso natural tem sido crescente principalmente nas últimas décadas visto que sua disponibilidade é um fator limitante para o desenvolvimento socioeconômico. Nesse contexto o presente trabalho objetiva o desenvolvimento de um modelo matemático e simulação numérica do transporte reativo de espécies químicas em meios porosos, ou seja, se faz um estudo que possibilite o entendimento de como um determinado poluente se comporta ao ser transportado no solo considerando parâmetros como coeficiente de difusão, velocidade de escoamento, coeficiente de reação química e o coeficiente de retardo. O problema é composto de meio poroso com apenas uma camada e considera-se a transferência de massa bidirecional transiente, com reação química irreversível, assume a concentração injetada em x=0 e fluxo do poluente sendo funções conhecidas e dependentes do tempo. Pode-se concluir que o modelo desenvolvido para simular o comportamento dos poluentes é válido, mesmo com suas simplificações, visualizou-se que a influência dos parâmetros dos coeficientes, onde tais parâmetros indicaram se a pluma do poluente irá se deslocar para regiões mais profundas ou se dispersar em regiões mais próximas da superfície.
Descrição: MEDEIROS, N. F. Modelagem e simulação numérica do transporte reativo de espécies químicas em meios porosos. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3404
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nayrlon Freitas Medeiros.pdfNayrlon Freitas Medeiros1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.