Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeite, Maria Cecília Paulino-
dc.date.accessioned2025-06-18T18:36:58Z-
dc.date.available2025-06-18T18:36:58Z-
dc.date.issued2025-05-27-
dc.identifier.otherCDD 418.007-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34062-
dc.descriptionLEITE. Maria Cecília Paulino. A prática docente de língua inglesa para estudante com TEA: desafios e representações de uma professora no agreste paraibano. 2025. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo, ancorado na Linguística Aplicada (Pennycook, 2001), analisa, investiga e reflete sobre a prática docente de uma professora de Língua Inglesa da rede estadual da Paraíba diante de situações do ensino de língua inglesa para um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme DSM-5 (APA, 2013). Propomos uma discussão que observa questões sobre a formação do professor (Oliveira, 2020; Carvalho, 2019), ainda, a presente investigação embasa-se nas pesquisas das Ciências do Trabalho (Amigues, 2004; Saujat 2004) e nas contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999). Esta pesquisa qualitativa adota como instrumento de análise, textos produzidos pela docente em um diário reflexivo, com o objetivo de compreender suas vivências e representações sobre o trabalho, através de um estudo de caso. Os resultados evidenciam que o maior impacto de um processo educacional recai diretamente sobre o professor, que muitas vezes se vê desamparado diante das exigências escolares e da complexidade da prática pedagógica inclusiva. A ausência de formação adequada, a dificuldade em encontrar metodologias eficazes para atender diferentes perfis de aprendizagem e a falta de articulação entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado tornam o trabalho docente ainda mais desafiador.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Ana Carolina Dias da Costapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.titleA prática docente de língua inglesa para estudante com TEA: desafios e representações de uma professora no agreste paraibanopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Cecília Paulino LeiteTCC - Maria Cecília Paulino Leite957.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito536.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.