Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Cláudia Daniela Batista da-
dc.date.accessioned2025-06-27T11:22:26Z-
dc.date.available2025-06-27T11:22:26Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34094-
dc.descriptionSILVA, Cláudia Daniela Batista da. A influencia da afetividade na aprendizagem de crianças da educação infantil: revisão integrativa da literatura. 2025. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA afetividade exerce papel essencial na constituição dos sujeitos e na mediação dos processos educativos, especialmente nos anos iniciais da trajetória escolar. Este artigo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, o impacto da afetividade no processo de aprendizagem de crianças nos anos da Educação Infantil, com base nos pressupostos teóricos de Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky. A metodologia utilizada foi de revisão integrativa da literatura, na qual foi utilizado como fonte de pesquisa o Portal de Periódicos da CAPES para a seleção de estudos publicados entre 2019 e 2024, no idioma português, revisado por pares. Ao final do processo de triagem e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 9 artigos foram selecionados para compor a revisão integrativa e analisados em profundidade quanto aos seus objetivos, métodos e principais achados. Os resultados evidenciaram que o vínculo afetivo estabelecido entre professor e aluno favorece a motivação, o desenvolvimento da autonomia, o engajamento nas atividades pedagógicas e a construção significativa do conhecimento. Dentre os achados, destaca-se a urgência de formações docentes que integrem a afetividade como fundamento epistemológico e didático. Conclui-se que reconhecer e incorporar a dimensão afetiva no fazer pedagógico contribui para a construção de uma escola mais humanizada, democrática e responsiva às necessidades do desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Marília Pereira Dutrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectRalação docente-discentept_BR
dc.titleA influência da afetividade na aprendizagem de crianças da educação infantil: revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cláudia Daniela Batista da SilvaTCC - Cláudia Daniela Batista da Silva772.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito685.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.