Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34094
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Cláudia Daniela Batista da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T11:22:26Z | - |
dc.date.available | 2025-06-27T11:22:26Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34094 | - |
dc.description | SILVA, Cláudia Daniela Batista da. A influencia da afetividade na aprendizagem de crianças da educação infantil: revisão integrativa da literatura. 2025. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A afetividade exerce papel essencial na constituição dos sujeitos e na mediação dos processos educativos, especialmente nos anos iniciais da trajetória escolar. Este artigo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, o impacto da afetividade no processo de aprendizagem de crianças nos anos da Educação Infantil, com base nos pressupostos teóricos de Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky. A metodologia utilizada foi de revisão integrativa da literatura, na qual foi utilizado como fonte de pesquisa o Portal de Periódicos da CAPES para a seleção de estudos publicados entre 2019 e 2024, no idioma português, revisado por pares. Ao final do processo de triagem e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 9 artigos foram selecionados para compor a revisão integrativa e analisados em profundidade quanto aos seus objetivos, métodos e principais achados. Os resultados evidenciaram que o vínculo afetivo estabelecido entre professor e aluno favorece a motivação, o desenvolvimento da autonomia, o engajamento nas atividades pedagógicas e a construção significativa do conhecimento. Dentre os achados, destaca-se a urgência de formações docentes que integrem a afetividade como fundamento epistemológico e didático. Conclui-se que reconhecer e incorporar a dimensão afetiva no fazer pedagógico contribui para a construção de uma escola mais humanizada, democrática e responsiva às necessidades do desenvolvimento infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Marília Pereira Dutra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ralação docente-discente | pt_BR |
dc.title | A influência da afetividade na aprendizagem de crianças da educação infantil: revisão integrativa da literatura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Cláudia Daniela Batista da Silva | TCC - Cláudia Daniela Batista da Silva | 772.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 685.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.