Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34096
Título: | ANÁLISE DA ACEITAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ORIENTADO POR TESTES (TDD) EM PROJETOS ACADÊMICOS: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UEPB CAMPUS VII |
Autor(es): | Nascimento Júnior, Noberto Nunes do |
Palavras-chave: | Test-Driven Development TDD Testes de Software Engenharia de Software |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas |
Citação: | Nascimento Júnior, Noberto Nunes do. Análise da aceitação e utilização do desenvolvimento orientado por testes (TDD) em projetos acadêmicos: um estudo de caso com alunos de ciência da computação da UEPB campus VII [manuscrito]. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas. |
Resumo: | A crescente complexidade no desenvolvimento de software destaca a importância de práticas que garantam a qualidade e confiabilidade dos sistemas. O Test-Driven Development (TDD) é uma abordagem ágil que visa reduzir defeitos e melhorar a qualidade, criando testes automatizados antes da codificação. Apesar dos benefícios reconhecidos do TDD, sua adoção é influenciada por fatores como a formação acadêmica. Pesquisas apontam que a aceitação do TDD aumenta com o nível acadêmico, sugerindo que a exposição a essa prática durante a graduação é essencial. Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII, não há disciplina específica sobre testes de software, o que impacta o conhecimento e aplicação do TDD entre os estudantes de Ciência da Computação. Este trabalho investigou o nível de conhecimento, aceitação e utilização do TDD entre alunos a partir do 6º período. A pesquisa, realizada por meio de questionário online, identificou que a maioria dos estudantes tem contato limitado com testes de software e há pouca exigência para a aplicação de TDD em atividades práticas. Embora os alunos reconheçam sua importância, muitos não se sentem preparados para utilizá-lo. Os resultados apontam para uma lacuna entre o interesse dos alunos e a preparação oferecida pela instituição, sugerindo a necessidade de abordagens didáticas mais eficazes. |
Descrição: | NASCIMENTO JÚNIOR, Noberto Nunes do. Análise da aceitação e utilização do desenvolvimento orientado por testes (TDD) em projetos acadêmicos: um estudo de caso com alunos de ciência da computação da UEPB campus VII. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34096 |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC2_Noberto_Nunes.pdf | TCC - Noberto Nunes do Nascimento Júnior | 500.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo-de-deposito_assinado_assinado.pdf | Termo de Depósito | 213.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.