Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/340
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coelho, Raquel Souza | - |
dc.date.accessioned | 2012-10-01T12:37:42Z | - |
dc.date.available | 2012-10-01T12:37:42Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 155.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/340 | - |
dc.description | COELHO, R. S. Juventude e projetos de futuro: identidades construídas por estudantes do ensino médio de Campina Grande – PB. 2012. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho analisamos as identidades construídas em relatos de estudantes de escolas públicas da cidade de Campina Grande sobre seus projetos de futuro. Entendemos as identidades não como algo fixo, constante e determinado, mas, sim como um processo construído sócio-historicamente. Objetivamos pensar as identidades dos jovens a partir dos relatos destes sobre o que é ser jovem e sobre os seus planos para o amanhã; tivemos como objetivo também pensar as políticas publicas para a juventude, a partir da visão que os próprios jovens têm da participação do governo em suas vidas. Sendo assim, entrevistamos estudantes do último ano das duas maiores Escolas Públicas de Ensino Médio da cidade de Campina Grande. Seguimos um roteiro de entrevista semi-estruturada e foram entrevistados alunos de ambos os sexos e com idades entre 18 e 19 anos. As entrevistas foram submetidas à Análise de Conteúdo de acordo com o Método Hermenêutico-Dialético, proposto por Minayo (1994). Identificamos algumas concepções dos jovens sobre a fase da vida que estão vivendo. A juventude aparece como fase de preparação para o futuro, como diversão, estado de espírito, responsabilidade. Também analisamos os planos dos jovens para o futuro e com isso pudemos refletir sobre as identidades destes. As “personagens” de estudante, trabalhador, pai/mãe, marido/esposa configuram as identidades construídas nos relatos pela maior parte dos jovens. Observamos como o individualismo permeia as identidades construídas pelos estudantes e como a juventude é valorizada nesses relatos. Percebemos também a importância dada ao estudo, ao trabalho e a família, que surgiram como centrais nos planos dos jovens. A juventude, por vezes, é concebida como fase de preparação para o exercício dessas atividades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Thelma Maria Grisi Velôso | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Psicologia individual | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Juventude e projetos de futuro: identidades construídas por estudantes do ensino médio de Campina Grande – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raquel Souza Coelho.pdf | Raquel Souza Coelho | 537.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.