Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/341
Título: "Angústia Existencial: condição irrevogável do Ser? Notas sobre a angústia em Kierkegaard, Viktor Frankl, ComteSponville"
Autor(es): Souza, Andreza Gomes de
Palavras-chave: Existencialismo
Angústia
Logoterapia
Data do documento: 1-Out-2012
Resumo: Este artigo pretende refletir sobre a temática que atinge o cerne da alma humana, a angústia existencial, tendo como base teórica a fenomenologia existencialista sob a visão de alguns autores, notadamente Sören Kierkegaard, Viktor E. Frankl, Martim Heidegger e o contemporâneo André Comte-Sponville, partindo do pressuposto que angústia e morte são fenômenos inerentes à vida. Fenômenos que se tornam cada vez mais sufocantes, na contemporaneidade, dada a dimensão trágica do existir. Temos o propósito de discutir aqui, a angústia, bem como a finitude, como nossas possibilidades mais próprias de ser. Aqui será feita uma reflexão sobre o conceito de angústia e a sua importância na construção da Logoterapia da Análise Existencial. Pensar o modo pelo qual se dá nossa relação com a finitude e o quanto esta relação caracteriza os diferentes modos de ser na atualidade é a preocupação deste artigo.
Descrição: SOUZA, A. G de. "Angústia Existencial: condição irrevogável do Ser? Notas sobre a angústia em Kierkegaard, Viktor Frankl, ComteSponville". 2011. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/341
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza Gomes de Souza.pdfAndreza Gomes de Souza292.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.