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dc.contributor.authorOliveira, Maria Glória Leal Santos de-
dc.date.accessioned2025-06-27T17:38:17Z-
dc.date.available2025-06-27T17:38:17Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.identifier.otherCDD 658.408-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34106-
dc.descriptionOLIVEIRA, M. G. L. S. de. Análise crítica da responsabilidade socioambiental no mercado da moda de luxo internacional: um estudo de caso do conglomerado LVMH. 2025. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2025.pt_BR
dc.description.abstractDe que maneira as práticas de responsabilidade socioambiental do conglomerado LVMH se adequam ao ODS 12 referente ao consumo e à produção responsável? A indústria da moda, em especial o setor fast fashion, é uma das mais poluentes do mundo e responsável por até 8% das emissões globais de gases do efeito estufa. Sua cadeia produtiva internacional, composta por empresas que buscam uma produção de larga escala e de baixo custo, leva à precarização do trabalho e à exploração da mão de obra trabalhadora. Por outro lado, o setor do luxo desponta como uma proposta de diferenciação. Ao incorporar práticas sustentáveis, o setor destaca atributos como qualidade e exclusividade. Diante da emergência ambiental, a ONU criou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam criar um modelo com 17 ODS para alcançar o futuro sustentável, incluindo a conscientização sobre a produção e o consumo. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de responsabilidade socioambiental do conglomerado LVMH no mercado da moda de luxo internacional e sua adequação ao ODS 12 da ONU sobre consumo e produção responsável, por meio da compreensão entre a relação entre a indústria da moda e a crise ambiental, evidenciando a ONU como ator global na busca pelo desenvolvimento sustentável, da exploração do papel do mercado da moda de luxo e do conglomerado LVMH no desenvolvimento sustentável e da análise das práticas de responsabilidade socioambiental do grupo LVMH ao ODS 12 da ONU.A pesquisa adota abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivos exploratórios e descritivos, utilizando procedimentos bibliográficos e documentais para fundamentar o estudo de caso exploratório e descritivo. Este estudo utiliza abordagens teóricas e conceituais de Governança Ambiental Global aplicadas à sustentabilidade da moda de luxo, com o propósito de contribuir para o debate acadêmico sobre o papel de grandes corporações na governança ambiental global, especialmente no setor de luxo, ainda pouco explorado na literatura. A partir da exploração das informações sobre as práticas de sustentabilidade do grupo LVMH, como resultado, este trabalho identificou falhas em sua implementação, o que fragiliza a responsabilidade socioambiental no mercado da moda de luxo internacional. De modo complementar, a exploração deste caso propõe a hipótese a ser analisada, por pesquisas futuras, de que o fortalecimento de regimes internacionais de proteção ambiental pode superar o déficit de atuação da governança global ambiental no mercado da moda de luxo internacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Nayanna Sabiá de Mourapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectResponsabilidade socioambientalpt_BR
dc.subjectMercado da moda de luxopt_BR
dc.subjectGovernança ambiental globalpt_BR
dc.subjectConglomerado LVMHpt_BR
dc.titleAnálise crítica da responsabilidade socioambiental no mercado da moda de luxo internacional: um estudo de caso do conglomerado LVMHpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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