Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34139
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lourenço, Rebeca Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-01T00:47:39Z | - |
dc.date.available | 2025-07-01T00:47:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-27 | - |
dc.identifier.citation | Lourenço, Rebeca Barbosa. Investigando o uso de Inteligência Artificial para aprendizagem de programação [manuscrito]. 2025. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas. | pt_BR |
dc.identifier.other | CDD 004.678 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34139 | - |
dc.description | LOURENÇO, Rebeca Barbosa. Investigando o uso de Inteligência Artificial para aprendizagem de programação. 2025. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A aprendizagem de programação continua sendo um desafio frequente no ensino superior, especialmente devido à complexidade conceitual e às dificuldades relacionadas à lógica, sintaxe e abstração. Diante desse cenário, ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA) têm ganhado destaque como aliadas no processo de aprendizagem, oferecendo suporte imediato, explicações personalizadas e auxílio na resolução de problemas. Este trabalho investigou como estudantes da área de Tecnologia interagem com ferramentas de IA durante o aprendizado de programação, com foco em aspectos como autonomia, compreensão conceitual, dependência tecnológica e percepção de eficácia. A pesquisa seguiu uma abordagem metodológica mista, composta por uma Revisão Integrativa da Literatura, um questionário com estudantes e profissionais de Tecnologia e um estudo empírico com estudantes de Ciência da Computação em tarefas práticas. A literatura destacou o ChatGPT e o GitHub Copilot como as ferramentas mais utilizadas, reconhecidas pela geração de código e tutoria automatizada. Outras, como o OpenAI Codex, Amazon CodeWhisperer e DeepMind AlphaCode, também foram citadas, mas com menor frequência. Os estudos analisados apontam benefícios no aprendizado, mas também desafios, como dependência excessiva, dificuldades na formulação de perguntas e limitações nas respostas da IA. Os dados do questionário indicaram que a maioria dos estudantes percebe a IA como facilitadora da aprendizagem, ressaltando benefícios como agilidade, clareza nas explicações e apoio à resolução de erros. O estudo empírico revelou diferentes posturas de uso, com maior dependência nas tarefas mais complexas e dificuldades em interações mais eficazes com a IA. O trabalho conclui com reflexões sobre o uso pedagógico consciente dessas ferramentas, ressaltando a importância da mediação docente e de estratégias que promovam o aprendizado ativo e crítico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientação : Prof. Dr. José Aldo Silva da Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de programação | pt_BR |
dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas de IA | pt_BR |
dc.subject | Revisão Integrativa da Literatura | pt_BR |
dc.title | INVESTIGANDO O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - REBECA BARBOSA.pdf | TCC - Rebeca Barbosa Lourenço | 4.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Rebeca_29_assinado (1).pdf | Termo de Depósito | 142.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.