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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34148
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Andrade, Élder Marcos Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-01T01:37:27Z | - |
dc.date.available | 2025-07-01T01:37:27Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 006.31 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34148 | - |
dc.description | ANDRADE, Élder Marcos Gonçalves. Algoritmos de aprendizado de máquina para a predição de desempenho acadêmico no ensino superior: uma revisão integrativa da literatura. 56f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma Revisão Integrativa da Literatura sobre a aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina na análise de desempenho acadêmico no ensino superior. A pesquisa investigou estudos publicados entre 2019 e 2024 nos repositórios ACM Digital Library, IEEE Xplore e Science Direct, com o objetivo de identificar os algoritmos mais utilizados na predição de desempenho acadêmico e os principais fatores que influenciam a eficácia dos modelos preditivos. Foram selecionados 34 estudos, analisando-se variáveis recorrentes e determinantes para predição, analise dos dados e métricas de avaliação dos modelos preditivos. A revisão revelou que, dentre os modelos mais utilizados, destacam-se algoritmos como Árvores de Decisão, Regressão Logística, Floresta Aleatória, Máquinas de Vetores de Suporte (SVM) e k-Nearest Neighbors (k-NN), evidenciando sua popularidade e desempenho robusto em diferentes contextos educacionais. Observou-se que a qualidade, a diversidade e o tratamento dos dados são determinantes para a acurácia dos algoritmos. O estudo também identificou lacunas na literatura quanto à padronização metodológica e à representação de níveis educacionais distintos, sugerindo caminhos para pesquisas futuras. Conclui-se que a personalização dos modelos e a adaptação ao contexto institucional são essenciais para melhorar a precisão das previsões e apoiar a gestão educacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dra. Jannayna Domingues Barros Filgueira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado de máquina | pt_BR |
dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Predição | pt_BR |
dc.title | Algoritmos de aprendizado de máquina para a predição de desempenho acadêmico no ensino superior: uma revisão integrativa da literatura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
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