Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34181
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Anny Karollyny Amaral da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-03T11:47:18Z | - |
dc.date.available | 2025-07-03T11:47:18Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34181 | - |
dc.description | SILVA, Anny Karollyny Amaral da. Livro didático e o ensino de geografia: reflexões a partir do estágio na Escola Estadual Djalma Marinho – Nova Cruz/RN. 2025. 57f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo analisa o uso do Livro Didático (LD) como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia, com base em experiências obtidas durante o estágio supervisionado na Escola Estadual Djalma Marinho, localizada no município de Nova Cruz/RN. O interesse pela temática surgiu a partir das observações e regências realizadas em 2023, durante a disciplina de Estágio Supervisionado, momento em que se teve a oportunidade de conhecer a estrutura escolar, observar a interação entre alunos e professores e atuar diretamente em sala de aula. Com o intuito de aprofundar a análise e compreender de forma mais consistente o uso do Livro Didático no ensino de Geografia, uma nova etapa da investigação foi realizada em 2025. Nessa fase, retornou-se à Escola Estadual Djalma Marinho, o que possibilitou o desenvolvimento sistemático do trabalho. A experiência vivida em 2023 despertou a curiosidade inicial e forneceu uma base observacional importante; no entanto, foi em 2025 que se consolidou o percurso investigativo. Na ocasião, foi possível retomar o contato com a sala de aula e aplicar um questionário impresso, aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. As respostas obtidas forneceram subsídios relevantes para a construção da análise e aprofundamento da pesquisa, permitindo compreender, sob a ótica dos próprios discentes, a presença e o papel do LD no processo de ensino-aprendizagem da Geografia. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Oliveira (2004; 2016), Luckesi (2004), Ribeiro (2003), Vercese (2008), Peyneau (2022) e Castro (2021), que discutem o papel do LD na prática docente e sua efetividade mediante práticas pedagógicas críticas, contextualizadas e participativas. A metodologia adotada foi qualitativa, composta por pesquisa bibliográfica e de campo, além da observação sistemática e do registro das aulas. Os resultados indicam que o LD ainda ocupa um lugar central no planejamento e na execução das aulas, sendo fundamental para a organização do conteúdo. Contudo, sua eficácia depende da mediação crítica e reflexiva do professor, bem como da articulação com outras estratégias didáticas que favoreçam o protagonismo discente. Observou-se que práticas inovadoras, integradas ao LD, enriquecem o processo de ensino-aprendizagem, promovendo maior engajamento dos estudantes. Assim sendo, conclui-se que o livro didático, quando utilizado de forma contextualizada e estratégica, potencializa a prática pedagógica, servindo como um recurso valioso para a mediação do conhecimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Letícia Luana Dionísio da Silva Paiva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | ensino em geografia | pt_BR |
dc.subject | prática docente | pt_BR |
dc.subject | estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | Livro didático e o ensino de geografia: reflexões a partir do estágio na Escola Estadual Djalma Marinho – Nova Cruz/RN | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Anny Karollyny Amaral da Silva | TCC - Anny Karollyny Amaral da Silva | 973.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 227.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.