Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/342
Título: O brincar e a identidade de gênero: brinquedos e brincadeiras como instrumento na formação da identidade da criança
Autor(es): Pereira, Juliana Nery
Palavras-chave: Identidade de gênero
Brincadeiras
Crianças
Data do documento: 1-Out-2012
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal investigar a formação da identidade de gênero e sua manifestação no brincar de crianças. Para isso buscou-se apoio em várias teorias que investigam a constituição da identidade de gênero: a teoria Biossocial; a teoria da Aprendizagem Social; a teoria Psicodinâmica; a teoria Cognitiva. Também foram utilizados autores que discorrem sobre o brincar, importante atividade para o desenvolvimento de crianças. Foi realizado um levantamento de estudos publicados nos últimos anos que relacionam identidade de gênero no intuito de perceber como esta temática vem sendo trabalhada no Brasil. A partir do exame da produção científica a respeito da relação entre brincar e identidade de gênero, montou-se um pequeno experimento envolvendo a classificação de brinquedos e brincadeiras conforme o gênero do brincante. Participaram deste experimento crianças na faixa etária de 6 a 8 anos. Pôde-se confirmar a consolidação da estereotipia de gênero nessa fase, na qual as crianças são capazes de categorizar objetos com base nos padrões socioculturais tidos como apropriados para um ou outro gênero.
Descrição: PEREIRA, J. N. O brincar e a identidade de gênero: brinquedos e brincadeiras como instrumento na formação da identidade da criança. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/342
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Nery Pereira.pdfJuliana Nery Pereira1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.