Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rebeca Laís Quirino Constâncio da-
dc.date.accessioned2025-07-07T13:43:57Z-
dc.date.available2025-07-07T13:43:57Z-
dc.date.issued2024-06-26-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34213-
dc.descriptionSILVA, R. L. Q. C. da. Uma sequência didática sobre o uso sustentável do óleo de cozinha para estudantes do ensino fundamental em João Pessoa, PB. 2024. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho descreve uma sequência didática sobre poluição ambiental com abordagem no uso sustentável do óleo de cozinha, voltada para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de João Pessoa, PB. A sequência didática teve como objetivo principal tratar da questão do uso excessivo de materiais de limpeza poluentes e a possibilidade de reaproveitamento do óleo de cozinha para produção de sabão como exemplo de prática sustentável. A pesquisa foi realizada com 33 estudantes do 7º e 8º anos que responderam aos questionários de pré e pós-teste e participaram das atividades didáticas. Observou-se diferença significativa, após a aplicação da sequência didática, em quatro das 14 variáveis mensuradas, e nos escores, resultado do somatório da pontuação das respostas. O aprendizado nas duas turmas foi equivalente; não sendo observadas diferenças significativas nos escores (p = 0,765). Os estudantes mostraram uma melhora na compreensão sobre o que é poluição, sobre a composição do sabão e como essa substância polui o ambiente após o desenvolvimento de uma sequência didática de quatro aulas; entretanto, a totalidade dos participantes não compreende que o financiamento dos materiais de limpeza utilizados na escola é realizado pelo cidadão, pagante de impostos. Este trabalho evidencia a relevância da análise das concepções prévias dos estudantes, uso de práticas experimentais e contextualização no ensino de Ciências.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Silvana Cristina dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPoluiçãopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectÓleo de cozinhapt_BR
dc.subjectSabão artesanalpt_BR
dc.titleUma sequência didática sobre o uso sustentável do óleo de cozinha para estudantes do ensino fundamental em João Pessoa, PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rebeca Laís Quirino Constâncio da SilvaRebeca Laís Quirino Constâncio da Silva1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito246.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.