Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34259
Título: Educação em Mamanguape - PB: um estudo da evolução do IDEB ao longo dos anos
Autor(es): Bento, Felipe de Souza
Palavras-chave: IDEB
INEP
Análise de dados
Data do documento: 2-Jun-2025
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade do Ensino Fundamental - Anos Finais nas escolas estaduais de Mamanguape, Paraíba, com base nos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no período de 2011 a 2023. A pesquisa utiliza métodos quantitativos e qualitativos para analisar os indicadores de desempenho das escolas, identificando padrões de crescimento ou declínio no IDEB ao longo dos anos. Foram coletados dados do portal do INEP, complementadas por informações sobre a infraestrutura escolar, formação docente e indicadores socioeconômicos do município. A análise revelou oscilações no desempenho das escolas, com um crescimento significativo em 2021, seguido por uma queda em 2023, possivelmente relacionada aos desafios pós- pandemia. O estudo propõe recomendações para a melhoria da qualidade educacional, destacando a importância de políticas públicas direcionadas e a necessidade de maior suporte para a recuperação do aprendizado.
Descrição: BENTO, Felipe de Souza. Educação em Mamanguape - PB: um estudo da evolução do IDEB ao longo dos anos. 2025. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Ciência de Dados) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34259
Aparece nas coleções:0751 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Felipe de Souza Bento.pdfTCC - Felipe de Souza Bento.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito210.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.