Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFidelis, Lucas Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-07-10T14:59:21Z-
dc.date.available2025-07-10T14:59:21Z-
dc.date.issued2025-06-11-
dc.identifier.otherCDD 327.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34273-
dc.descriptionFIDELIS. Lucas Rodrigues. Uma proposta metodológica de ensino de matemática para jovens e adultos a partir da literatura de cordel. 2025. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho desenvolve a temática do uso da Literatura de Cordel no ensino de Matemática, cujo título é: uma proposta metodológica de ensino de Matemática para jovens e adultos a partir da literatura de cordel. O referido assunto busca explorar a rica tradição da literatura de cordel, uma forma popular de poesia narrativa típica do Nordeste do Brasil, como um recurso didático para tornar o ensino de Matemática, com ênfase na multiplicação, mais acessível, significativo e prazeroso para os alunos da Educação de Jovens e Adultos, abordando o mundo do trabalho. Justificamos a importância do uso de metodologias alternativas ao ensino tradicional por aspectos pessoais, sociais, políticos, matemáticos e acadêmicos. O objetivo geral consiste em propor uma metodologia, com base na literatura de cordel, para o ensino da multiplicação na Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos específicos incluem: conhecer como funciona a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos e promover a literatura de cordel nas aulas de Matemática. Tivemos como base teórica o pensamento de Paulo Freire. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa. Como resultados, tivemos a elaboração de uma proposta, abordando as noções básicas de multiplicação, constando de intervenção de seis aulas, nas quais contém a realização de um questionário inicial (pesquisa do universo socioeconômico e matemático); problematização matemática a partir de cordel para desenvolver as noções matemáticas desejadas e provocação da elaboração de cordéis pelos alunos de promoção da matemática com base no mundo do trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Aníbal de Menezes Macielpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleUma proposta metodológica de ensino de matemática para jovens e adultos a partir da literatura de cordelpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lucas Rodrigues Fidelis.pdfTCC - Lucas Rodrigues Fidelis.pdf724.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito582.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.