Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34273
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fidelis, Lucas Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T14:59:21Z | - |
dc.date.available | 2025-07-10T14:59:21Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 327.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34273 | - |
dc.description | FIDELIS. Lucas Rodrigues. Uma proposta metodológica de ensino de matemática para jovens e adultos a partir da literatura de cordel. 2025. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho desenvolve a temática do uso da Literatura de Cordel no ensino de Matemática, cujo título é: uma proposta metodológica de ensino de Matemática para jovens e adultos a partir da literatura de cordel. O referido assunto busca explorar a rica tradição da literatura de cordel, uma forma popular de poesia narrativa típica do Nordeste do Brasil, como um recurso didático para tornar o ensino de Matemática, com ênfase na multiplicação, mais acessível, significativo e prazeroso para os alunos da Educação de Jovens e Adultos, abordando o mundo do trabalho. Justificamos a importância do uso de metodologias alternativas ao ensino tradicional por aspectos pessoais, sociais, políticos, matemáticos e acadêmicos. O objetivo geral consiste em propor uma metodologia, com base na literatura de cordel, para o ensino da multiplicação na Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos específicos incluem: conhecer como funciona a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos e promover a literatura de cordel nas aulas de Matemática. Tivemos como base teórica o pensamento de Paulo Freire. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa. Como resultados, tivemos a elaboração de uma proposta, abordando as noções básicas de multiplicação, constando de intervenção de seis aulas, nas quais contém a realização de um questionário inicial (pesquisa do universo socioeconômico e matemático); problematização matemática a partir de cordel para desenvolver as noções matemáticas desejadas e provocação da elaboração de cordéis pelos alunos de promoção da matemática com base no mundo do trabalho. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Aníbal de Menezes Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | Uma proposta metodológica de ensino de matemática para jovens e adultos a partir da literatura de cordel | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Lucas Rodrigues Fidelis.pdf | TCC - Lucas Rodrigues Fidelis.pdf | 724.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 582.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.