Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida Neto, José Oliveira de-
dc.date.accessioned2025-07-14T13:44:30Z-
dc.date.available2025-07-14T13:44:30Z-
dc.date.issued2025-07-14-
dc.identifier.other21. ed. CDD 006.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34279-
dc.descriptionALMEIDA NETO, Jose Oliveira de. Análise comparativa da detecção e avaliação de sintomas de ansiedade em jogos digitais. 2025. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025.pt_BR
dc.description.abstractDiante do crescimento expressivo do uso de jogos digitais no cotidiano de jovens e adultos, surge a necessidade de compreender seus impactos para além do entretenimento. Em especial, os efeitos emocionais e fisiológicos relacionados à ansiedade têm despertado atenção da comunidade científica. Este trabalho investigou como diferentes estilos de jogos digitais influenciam os níveis de ansiedade dos jogadores. A pesquisa envolveu 21 participantes que interagiram com dois jogos de gêneros distintos: Bloons TD6 (estratégia/tower defense) e Cuphead (ação/run ‘n’ gun). Para mensuração emocional, foi aplicado o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) antes e após cada sessão, enquanto a frequência cardíaca foi monitorada durante toda a experiência. A análise estatística, utilizando o teste de Wilcoxon, indicou que Bloons TD6 teve um impacto emocional neutro ou levemente relaxante, enquanto Cuphead provocou aumento em sintomas fisiológicos de ansiedade, como palpitações e tensão, embora sem significância estatística em todos os itens. Os resultados evidenciam que a experiência emocional nos jogos varia conforme sua dinâmica, nível de desafio e estilo. A pesquisa contribui para o entendimento dos jogos digitais como potenciais moduladores emocionais e reforça a importância de escolhas conscientes diante de seus possíveis efeitos sobre a saúde mental.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Jucélio Soares dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectBAIpt_BR
dc.subjectMonitoramento fisiológicopt_BR
dc.titleAnálise comparativa da detecção e avaliação de sintomas de ansiedade em jogos digitaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_Assinado.pdfTermo de Depósito194.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC___José_Oliveira_de_Almeida_Neto.pdfTCC José Oliveira de Almeida Neto1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.