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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34279
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Almeida Neto, José Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-14T13:44:30Z | - |
dc.date.available | 2025-07-14T13:44:30Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-14 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 006.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34279 | - |
dc.description | ALMEIDA NETO, Jose Oliveira de. Análise comparativa da detecção e avaliação de sintomas de ansiedade em jogos digitais. 2025. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante do crescimento expressivo do uso de jogos digitais no cotidiano de jovens e adultos, surge a necessidade de compreender seus impactos para além do entretenimento. Em especial, os efeitos emocionais e fisiológicos relacionados à ansiedade têm despertado atenção da comunidade científica. Este trabalho investigou como diferentes estilos de jogos digitais influenciam os níveis de ansiedade dos jogadores. A pesquisa envolveu 21 participantes que interagiram com dois jogos de gêneros distintos: Bloons TD6 (estratégia/tower defense) e Cuphead (ação/run ‘n’ gun). Para mensuração emocional, foi aplicado o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) antes e após cada sessão, enquanto a frequência cardíaca foi monitorada durante toda a experiência. A análise estatística, utilizando o teste de Wilcoxon, indicou que Bloons TD6 teve um impacto emocional neutro ou levemente relaxante, enquanto Cuphead provocou aumento em sintomas fisiológicos de ansiedade, como palpitações e tensão, embora sem significância estatística em todos os itens. Os resultados evidenciam que a experiência emocional nos jogos varia conforme sua dinâmica, nível de desafio e estilo. A pesquisa contribui para o entendimento dos jogos digitais como potenciais moduladores emocionais e reforça a importância de escolhas conscientes diante de seus possíveis efeitos sobre a saúde mental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Jucélio Soares dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | BAI | pt_BR |
dc.subject | Monitoramento fisiológico | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa da detecção e avaliação de sintomas de ansiedade em jogos digitais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Termo_de_Deposito_Assinado.pdf | Termo de Depósito | 194.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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