Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo Júnior, Humberto Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-07-17T14:40:39Z-
dc.date.available2025-07-17T14:40:39Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.otherCDD 510.71-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34299-
dc.descriptionARAÚJO JÚNIOR, Humberto Gonçalves. Jogos digitais em aplicativos na educação matemática: um olhar para o math riddles. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é analisar o potencial do Math Riddles no processo de ensino aprendizagem de matemática, identificando conteúdos possíveis de serem abordados, limitações e possibilidades. A mencionada ferramenta, a qual é encontrada através de aparelhos celulares, conta com desafios matemáticos numéricos e enigmas, sendo selecionada para este estudo por levar em conta a possibilidade de atingir a aprendizagem do estudante, e assim, fazer com que ele se torne um ser ativo e que aprenda da melhor aneira possível. Nesse sentido, o jogo foi utilizado como uma ferramenta de ensino de matemática, estinado a ser experimentado com alunos do Ensino Fundamental II. Esta pesquisa qualitativa de caráter exploratório, teve como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado para uma turma de sexto ano, em uma escola da rede pública municipal do estado da Paraíba. O jogo oferece desafios envolvendo operações básicas, em que os alunos relataram que foi de bom proveito ao trabalhar o raciocínio lógico, a facilidade de interpretar problemas e incentivo a autonomia. A implementação do estudo possibilitou que os estudantes fizessem observações com relação ao contato com o jogo, e com isso, foi possível analisar que o jogo oferece suporte para o trabalho do professor com a matemática escolar, ao trabalhar propriedades matemáticas e raciocínio lógico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador : Prof. Dr. Jair Dias de Abreupt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectGamificação na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.titleJogos digitais em aplicativos na educação matemática: um olhar para o math riddlespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Humberto Gonçalves Araújo JúniorTCC - Humberto Gonçalves Araújo Júnior321.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito212.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.