Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34346
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Sara Hellen da Silva Brasileiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-22T14:43:17Z | - |
dc.date.available | 2025-07-22T14:43:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.102 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34346 | - |
dc.description | MARQUES, Sara Hellen da Silva Brasileiro. Consequências do uso demasiado de telas a alunos do ensino médio. 2025. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo busca analisar principalmente as consequências do uso de telas em sala de aula no ensino médio, compreendendo os impactos negativos da utilização de telas de forma demasiada fora do ambiente escolar, identificando os impactos negativos desse uso no aprendizado escolar dentro da visão dos alunos do ensino médio da rede estadual de ensino. Estudo de campo, observação e análise de dados secundários (qualitativos e quantitativos), com participação de 24 estudantes do ensino médio através de pesquisas feitas em duas escolas estaduais de ensino, uma na cidade de Campina Grande, PB e a outra localizada na Zona rural de Matinhas, PB, através de um questionário criado na plataforma Google Forms com perguntas abertas e fechadas sobre o uso das tecnologias de forma demasiada, onde os alunos puderam inserir sua opinião pessoal nas questões abertas. Os resultados mostraram que o uso de telas digitais em sala de aula possui mais malefícios que benefícios, onde todos os participantes de ambas escolas relataram dependência e complicações na vida social (baixa interação social, alienação), na saúde física (sedentarismo, má postura) e na saúde mental (ansiedade, depressão, insônia). Conclui-se que o uso e exposição excessiva tem consequências negativas para o físico, social, mental, para a aprendizagem e para o rendimento escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Taís Feitosa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Uso excessivo de telas | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Uso excessivo de tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Dependência digital | pt_BR |
dc.title | Consequências do uso demasiado de telas a alunos do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Sara Hellen da Silva Brasileiro Marques | TCC - Sara Hellen da Silva Brasileiro Marques | 2.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 3.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.