Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34348
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Dijanilson Iloia da-
dc.date.accessioned2025-07-22T14:47:31Z-
dc.date.available2025-07-22T14:47:31Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.otherCDD 629.807-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34348-
dc.descriptionSILVA, Dijanilson Iloia da. A robótica educacional como proposta metodológica no ensino de geometria nos anos finais do fundamental. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como base a utilização da Robótica Educacional como proposta metodológica para o ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental, como um mecanismo facilitador para a atribuição de sentido e construção do saber. Junto a isso, mostra como a ação intencional do professor, na aplicação da prática, pode influenciar positivamente na compreensão conceitual de estruturas e definições geométricas, alinhando características conceituais e figurais dos entes geométricos sob uma perspectiva lúdica, presente na construção de um protótipo robótico. Além disso, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, partindo de uma abordagem comparativa, realizada em duas turmas de 7° ano e duas turmas de 8° ano, na E.M.E.I.F Frei Herculano, localizada no município de Ingá, Paraíba. Dessa forma, o estudo consolidou-se a partir de uma visão construcionista, em que os alunos desenvolveram um mecanismo (Strandbeest) partindo de noções geométricas e, assim, desenvolveram noções e conceitos de forma prática, baseando-se em uma metodologia de ensino ativa, verificando sua aplicação, discutindo seus conceitos e estabelecendo ideias fundamentais para a consolidação do saber geométrico. Fica evidente, portanto, as contribuições e o êxito da prática, ao passo que, os alunos puderam, a partir do potencial atrativo da Robótica Educacional, construir e fundamentar seu pensamento baseado na usabilidade e aplicabilidade da matemática, mudando suas visões acerca da relevância do que se aprende e desmitificando a ideia da inutilidade funcional da Matemática escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof.ª Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectStrandbeestpt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.titleA robótica educacional como proposta metodológica no ensino de geometria nos anos finais do fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Dijanilson Iloia da SilvaTCC - Dijanilson Iloia da Silva1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito237.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.