Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3435
Título: Nos territórios da sedução, violência e prazeres proibidos: a prostituição em Ingá - PB (1940 - 1960)
Autor(es): Souza, Hercília Maria de Andrade
Palavras-chave: Prostituição
Relações Sociais
Cultura
Data do documento: 15-Abr-2014
Resumo: O presente trabalho analisa as relações socioculturais engendradas pelas meretrizes na sociedade de Ingá-PB, entre os anos de 1940 e 1960. Assim, discutimos em quais padrões comportamentais a prostituição se insere; que tipos de relações de gênero foram fomentadas na cidade de Ingá-PB; considerando a prostituição como um todo social que se move, o que tais relações podem nos informar acerca da cultura da sociedade ingaense no período recortado. Desse modo, abordamos os códigos comportamentais que permeavam a prostituição no Ingá, as relações de violência, de vulnerabilidades e de solidariedades. Como abordagem metodológica, nos ancoramos na análise de entrevistas, de fontes judiciais, jornais de circulação da época, e nas reuniões e visitas pastorais registradas no Livro de Tombo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ingá-PB, que nos informam os discursos sobre a prostituição, moralização, família e saúde pública que perpassavam a sociedade ingaense e paraibana, no período recortado. Desta forma, voltamos o nosso olhar para a importância de reconhecer a história da prostituição na cidade de Ingá-PB num período em que a mesma se modernizava, agregava novos grupos sociais, valores e hábitos.
Descrição: Souza, H. M. de A. Nos territórios da sedução, violência e prazeres proibidos: a prostituição em Ingá - PB (1940 - 1960). 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3435
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hercília Maria de Andrade Souza.pdfHercília Maria de Andrade Souza1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.