Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTomaz, Tatiane dos Santos-
dc.date.accessioned2025-07-22T15:24:07Z-
dc.date.available2025-07-22T15:24:07Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34352-
dc.descriptionTOMAZ, Tatiane. Ensino de ciências e inclusão: relato de experiência de ensino para crianças com transtorno do espectro autista (TEA) em sala de ensino regular do ensino fundamental II. 2025. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho descreve um relato de experiência de ensino de Ciências para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de ensino regular do fundamental II. Objetiva-se contribuir para o avanço da reflexão acerca do processo de inclusão de alunos com TEA, como servir de dados para futuras pesquisas. Quais foram os maiores desafios enfrentados para o ensino de ciências? Quais foram os momentos mais significativos vivenciados na prática educativa de uma sala inclusiva? O que foi aprendido com esses momentos? Estas foram algumas das perguntas norteadoras utilizadas para composição dos 19 episódios. Tais narrativas autobiográficas consideradas mais marcantes foram divididas em três blocos: primeiro bloco com 5 episódios que narram situações iniciais de planejamento e vivências dos primeiros encontros com a turma inclusiva; segundo bloco de 8 episódios reúne as experiências vividas na sala inclusiva no decorrer do processo; terceiro bloco com 6 episódios refere-se a novos desafios que surgiram ao longo do processo. Essa vivência me propiciou oportunidades de desenvolvimento profissional ao confrontar os desafios inerentes ao ensino de alunos TEA, possibilitou o desenvolvimento dos alunos com TEA e promoveu a cooperação e empatia entre todos os estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marquespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleEnsino de ciências e inclusão: relato de experiência de ensino para crianças com transtorno do espectro autista (TEA) em sala de ensino regular do ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tatiane dos Santos TomazTCC - Tatiane dos Santos Tomaz830.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito141.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.