Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Maria Eduarda da Conceição-
dc.date.accessioned2025-07-24T13:10:27Z-
dc.date.available2025-07-24T13:10:27Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.otherCDD 658.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34379-
dc.descriptionCOSTA, Maria Eduarda da Conceição. Finanças pessoais e alfabetização financeira: uma análise comparativa dos estudantes universitários do campus I da UEPB. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetivou realizar uma análise comparativa do nível de alfabetização financeira entre os estudantes universitários do campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A pesquisa baseia-se no modelo de alfabetização financeira de Potrich, Vieira e Mendes-da-Silva (2016), que avalia as variáveis de atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. A pesquisa utilizou um método quantitativo com abordagem inferencial através das técnicas de Teste U de Mann-Whitney e de correlação Spearman, operacionalizados no software JASP. Também foi utilizada a análise descritiva para a melhor compreensão dos resultados. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por 30 perguntas, dessas, nove distribuídas entre variáveis socioeconômicas e demográficas (gênero, estado civil, número de pessoas na mesma residência, renda, entre outros) enquanto 21 questionam as variáveis de alfabetização financeira: atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Os resultados confirmam as hipóteses H1, H2, H4 e H5 e evidenciam que gênero, estado civil e renda são correlacionados ao nível de alfabetização financeira e indicam que os estudantes que cursam disciplinas relacionadas a finanças pessoais possuem maior alfabetização financeira do que os estudantes que não as cursam. Os achados contribuem para o entendimento de como o uso de disciplinas financeiras pode impactar o dia a dia dos estudantes, ampliando o conhecimento existente sobre a influência de variáveis socioeconômicas em relação à alfabetização financeira.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Gibson Meira Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectAlfabetização financeirapt_BR
dc.titleFinanças pessoais e alfabetização financeira: uma análise comparativa dos estudantes universitários do campus I da UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Eduarda da Conceição Costa.pdfTCC - Maria Eduarda da Conceição Costa1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito337.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.