Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3438
Título: Levantamento do sistema de limpeza urbana no município de Puxinanã - PB: um estudo com enfoque populacional e administrativo
Autor(es): Santos, Josilene Vicente dos
Palavras-chave: Saneamento Básico
Limpeza Urbana
Meio Ambiente
Geografia Socioambiental
Data do documento: 15-Abr-2014
Resumo: Este trabalho teve como objetivo realizar levantamento do sistema de limpeza urbana no município de Puxinãna-PB, desde a geração de lixo até a destinação final. Focalizando a questão do lixo, a principal preocupação que reside na pesquisa acerca do poder administrativo, do qual os problemas causados pelo acúmulo e consequentemente a falta de atenção no tratamento que esses resíduos merecem ter, propondo ainda realizar uma análise sobre a insatisfação da população para com os serviços de limpeza pública a procura de informações sobre os desequilíbrios que esses descritos podem causar no meio geográfico puxinanense, identificados e estruturados nessa pesquisa. estes relativos aos impactos ambientais e operacionais, foi revelado que o município prioriza somente duas etapas do processo que são a coleta e a destinação final, direcionado esse último ao lixão, operacionalmente conhecido como aterro sanitário. O desenvolvimento desse trabalho iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica e estudo de campo, a partir da identificação dos principais fatores que influenciaram a gestão dos resíduos sólidos urbano na cidade tendo como parâmetro à gestão atual, houve muitas dificuldades na realização desta pesquisa principalmente no levantamento dos dados estudados “in loco”, uma vez que a municipalidade não tem nenhum sistema de registros das ações realizadas no município. O estudo em base teórica busca analisar esses indicadores, os procedimentos metodológicos utilizados foram à pesquisa de campo onde foram feitas as visitas nos locais de descarte e através de entrevistas onde todos os dados foram desenvolvidos e comentados, as quais foram realizadas com os representantes da Secretaria de Limpeza Urbana, além de um documentário gráfico e fotográfico para comprovar os registros do descaso publico. Mesmo com tantas limitações exibidas e após os resultados da análise efetuada, acredita-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado, pois as muitas dificuldades não inviabilizaram o levantamento dos dados e da própria pesquisa. O resultado da análise entre a situação do município e a gestão adequada para a cidade revelou que há ainda lacunas a serem preenchidas.
Descrição: Santos, J. V. dos. Levantamento do sistema de limpeza urbana no município de Puxinanã - PB: um estudo com enfoque populacional e administrativo. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3438
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josilene Vicente dos Santos.pdfJosilene Vicente dos Santos1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.