Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3439
Título: A educação na sociedade capitalista: desafios e iniciativas para a democratização do ensino superior
Autor(es): Buriti, Maria Marta dos Santos
Palavras-chave: Educação
Ensino superior
Sociologia Educacional
Democratização do ensino
Data do documento: 15-Abr-2014
Resumo: Na sociedade moderna, a educação se apresenta mediante uma dubiedade contraditória. Isso porque, atua como um mecanismo de reprodução da estrutura socioeconômica desigual e, ao mesmo tempo, como uma possibilidade de ascensão social, sendo esta última atribuição contraditória em meio à configuração qualitativa que a educação escolar pública, aquela que está disponível a massa popular, adquiriu ao longo do tempo. Nesta perspectiva, emerge a iniciativa de instituições e sujeitos, com vistas a amenizar as deficiências da educação escolar pública e criar meios para a continuação da escolarização em uma sociedade que estreitou as relações da educação com o mundo do trabalho. Este é o caso do curso pré-vestibular comunitário oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba, o qual será exposto aqui sob a ótica analítica das dimensões sociais e dos desafios pedagógicos que entornam sua elaboração/execução. Concomitantemente atrelada a essa abordagem inicial, sinalizam-se os desafios para a construção do conhecimento geográfico em função da carga horária reduzida e fragmentada. Tendo sido diagnosticados inúmeros impasses para compactar, de acordo com a proposta pedagógica do curso, os conteúdos geográficos em um plano de diálogo crítico social. Neste sentido, propôs-se como projeto de intervenção a utilização das redes sociais, especificamente o Facebook, como ferramenta complementar no ensino presencial. A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber a amenização dos problemas oriundos da pouca carga horária e, consequentemente, as melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: Buriti, M. M. dos S. A Educação na sociedade capitalista: desafios e iniciativas para a democratização do ensino superior. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3439
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Marta dos Santos Buriti.pdfMaria Marta dos Santos Buriti699.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.