Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/344
Título: O trabalho vivo de profissionais que lidam com a morte: atividade e mobilização em busca da saúde
Autor(es): Lopes, Helyssa Luana
Palavras-chave: Saúde ocupacional
Profissionais de medicina legal
Fatores de risco
Estratégias de defesa
Saúde do trabalhador
Data do documento: 1-Out-2012
Resumo: A proposta deste artigo partiu da demanda apresentada pela equipe de saúde que realiza o exame cadavérico no NUMOL de Campina Grande – PB, composta por médico-legista, perito-odonto e necrotomista. Seu objetivo foi identificar os fatores de risco inerentes a esta realidade de trabalho, evidenciando as estratégias de defesa utilizadas por estes profissionais para subverter os riscos e consequentemente dar continuidade à realização das suas atividades. Nossos pressupostos teóricos e metodológicos se basearam nas abordagens da Ergonomia Situada e da Psicodinâmica do Trabalho. Durante a coleta de dados, ocorreram 15 observações sistemáticas do trabalho acrescidas de 04 entrevistas coletivas do tipo semiestruturada realizadas com as equipes de plantão compostas por 03 profissionais, sendo um de cada área. Os resultados permitiram compreender o processo e a organização do trabalho da categoria aqui estudada, indicando a existência de diversos fatores de risco prejudiciais aos trabalhadores dentre os quais se destacaram os biossanitários, ergonômicos, de acidentes e psicológicos. Ao subverterem tais riscos por meio das estratégias de defesa, os profissionais determinadas vezes faziam uso de procedimentos arriscados à sua saúde física e mental, como no caso do modo paradoxal de lidar com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Disso emana a necessidade de que as estratégias de defesa passem a ser mais efetivas em termos de proteção à periculosidade inerente a esse contexto laboral. A relevância desse estudo também pode ser vislumbrada no sentido de expandir discussões sobre profissionais que lidam diretamente com a morte e que ainda são pouco evidenciados na literatura.
Descrição: LOPES, H. L. O trabalho vivo de profissionais que lidam com a morte: atividade e mobilização em busca da saúde. 2012. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/344
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helyssa Luana Lopes.pdfHelyssa Luana Lopes638.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.