Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3443
Título: Metamorfização da Rua Vigário Calixto, na cidade de Campina Grande-PB: Uma analise do residencial para o comercial
Autor(es): Aguiar, Mielisson Souza
Palavras-chave: Espaço Urbano
Espaço Híbrido
Dinâmica Espacial
Data do documento: 15-Abr-2014
Resumo: Este estudo fundamenta-se em uma análise da área urbana da Rua Vigário Calixto, no bairro do Catolé, na cidade de Campina Grande-PB Campina Grande-PB sobre a perspectiva do espaço paisagem. E tem como objetivo analisar um espaço que sofre mudanças em sua dinâmica espacial e econômicas, demonstrando mudanças nas estruturas do espaço residencial para o espaço comercial. Caracterizando-se pelo método indutivo, pesquisa “in loco”, bibliográfica e documental, trouxe a compreensão da dinâmica da rua Vigário Calixto no contexto evolutivo do bairro do Catolé que vem cada vez mais rápido expandido-se e surgindo uma serie de novos empreendimentos. Tendo como objetivo principal compreender se neste espaço houve mudança de um espaço comercial para um espaço residencial, se há um espaço híbrido o estudo também demonstrou as variedades de empreendimentos existentes no espaço estudado. Através da descrição, analise histórica e pesquisa “in loco” este estudo também irá determinar o numero de estabelecimentos formais e informais existente no espaço. Os dados colhidos demonstraram que neste espaço há uma gama de comércios locais e áreas que vão se especializando em determinados serviços. A modernização da Rua Vigário Calixto no bairro do Catolé é visível através de grandes edificações, demolições de prédios antigos bem como abertura de novos empreendimentos que modificam a paisagem urbana da rua especifica. Construções de novos condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais aumentam e modificam a cada dia o espaço estudado, possibilitando o surgimento de algumas áreas especializadas em serviços e aumentando consideravelmente o desenvolvimento do bairro e da própria rua.
Descrição: Aguiar, M. S. Metamorfização da Rua Vigário Calixto, na cidade de Campina Grande-PB: Uma analise do residencial para o comercial. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3443
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mielisson Souza Aguiar.pdfMielisson Souza Aguiar2.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.