Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3444
Título: O comércio informal no entorno da Praça da Bandeira em Campina Grande PB: um levantamento do perfil dos vendedores de DVD's
Autor(es): Ferreira Neto, Mística Miquele
Palavras-chave: Comércio Informal
Vendedor Ambulante
Economia Informal
Data do documento: 15-Abr-2014
Resumo: Esse trabalho se fundamenta na observação e reflexão acerca das formas de reprodução do comércio informal ambulante no entorno da Praça da Bandeira em Campina Grande,Estado da Paraíba. Logo essa realidade é marcante, em razão da informalidade está presente nos grandes e médios centros urbanos enquanto um reflexo da política econômica neoliberal, com impactos terríveis na relação capital – trabalho, produzindo o desemprego e atenuando os problemas que cercam a classe trabalhadora no período atual, como uma consequência da globalização econômica.Pode-se caracterizar a informalidade como uma atividade sem vínculos institucionais, portanto sem a obrigação de pagamento de tributos fiscais, entrelaçada ao circuito inferior da economia urbana.O presente trabalho tem por objetivo analisar e discutir a nova dinâmica da informalidade no circuito inferior através da absorção das tecnologias do meio técnico – científico – informacional, com enfoque para a inserção e permanência dos trabalhadores que comercializam DVD´S pirateados no entorno da Praça da Bandeira, emanada da ocupação das calçadas pelas atividades informais cuja intenção se pauta numa observação acerca da reprodução dessa atividade no período noturno.A pesquisa tem como título:O MERCADO INFORMAL NO ENTORNO DA PRAÇA DA BANDEIRA EM CAMPINA GRANDE – PB:um levantamento do perfil dos vendedores de DVD´S.Utilizou-se como metodologia observação empírica e literatura bibliográfica referenciada nos estudos da Geografia urbana,amparada no método estruturalista, além de aplicação de questionário e coleta de material fotográfico. Pode-se observar que dentre os resultados obtidos pela pesquisa destaca-se a importância da atividade informal para muitos trabalhadores que a utilizam como escape para a sua reprodução física e social, além das dificuldades existentes para encontrarem um local fixo e assim comercializarem seus produtos, obrigando-os a ocupar as calçadas, que é um espaço destinado para o cidadão que necessita transitar pelas ruas do comércio campinense.Considera-se necessário refletir acerca das políticas públicas em torno do crescimento das atividades informais que cada vez mais enchem as calçadas da área central comercial de grandes e médias cidades, ocasionando conflitos com o poder público e a sociedade, detentora do direito a livre circulação no espaço.
Descrição: Ferreira Neto, M. M. O comércio informal no entorno da Praça da Bandeira em Campina Grande PB: um levantamento do perfil dos vendedores de DVD's. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3444
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mística Miquele Ferreira Neto.pdfMística Miquele Ferreira Neto2.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.