Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Michael Santos-
dc.date.accessioned2025-08-06T12:38:43Z-
dc.date.available2025-08-06T12:38:43Z-
dc.date.issued2025-06-13-
dc.identifier.otherCDD 327.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34450-
dc.descriptionPEREIRA, Michael Santos. O uso do jogo de xadrez como recurso didático no ensino-aprendizagem de Matemática. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo investigar o uso do jogo de xadrez como recurso didático no ensino-aprendizagem da matemática, com foco no conteúdo de coordenadas cartesianas. A pesquisa foi fundamentada em uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica e da aplicação de uma sequência didática em uma turma do 7º ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados antes e depois da intervenção, sendo analisados de forma descritiva. Os resultados apontaram avanços significativos na aprendizagem dos alunos, tanto na compreensão dos conceitos matemáticos quanto no engajamento com a disciplina. O uso do xadrez contribuiu para tornar o ensino mais atrativo, lúdico e significativo, facilitando a assimilação de um conteúdo que, geralmente, é considerado abstrato. Além disso, a proposta despertou maior interesse dos estudantes, promovendo a participação ativa nas aulas. Concluímos que o xadrez pode ser uma ferramenta eficiente no ensino de matemática, quando aplicado de forma planejada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof. Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectJogo de Xadrezpt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagem de Matemáticapt_BR
dc.subjectCoordenadas Cartesianaspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleO uso do jogo de xadrez como recurso didático no ensino-aprendizagem de Matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Michael Santos PereiraTCC - Michael Santos Pereira2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Temo de depósitoPDF - Temo de depósito262.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.