Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3445
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Diego Tadeu Lima | - |
dc.date.accessioned | 2014-04-15T15:57:20Z | - |
dc.date.available | 2014-04-15T15:57:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3445 | - |
dc.description | Silva, D. T. L. O espaço urbano de Campina Grande - PB na E. N. E. P. E. V. C.: relato de uma prática no ensino de geografia. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Geografia, enquanto ciência é bastante importante na formação profissional, no âmbito da licenciatura tem como objetivo - a comunicação do espaço geográfico para os profissionais, do ensino que atuarão na sociedade. Nas escolas poucos licenciados profissionais ou não da área (professores em exercício) e licenciandos (alunos graduandos) atribuem a devida importância, desta ciência, na formação de cidadãos críticos e participativos. Nesta perspectiva, desenvolveu-se uma experiência didático-pedagógica contributiva para a qualificação profissional destes sujeitos, para melhor estabelecimento de uma relação reflexiva entre o curso, a escola e o espaço urbano da cidade. O público alvo desse trabalho foram alunas das turmas do Curso Profissionalizante em Eventos oferecido da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, localizada na cidade de Campina Grande - PB. Tendo como foco aproximar a relação teoria-prática no ensino de Geografia com o espaço urbano da cidade, procurou apresentar um pouco da sua história a partir das metodologias: estudo do meio e música. A experiência foi baseada na participação dos alunos e professores para a aprendizagem do espaço da cidade contribuindo, indubitavelmente, aos presentes e futuros exercícios no magistério. A pesquisa teve como objetivo analisar esta experiência vivenciada na escola, relacionando com as mudanças ocorridas no espaço geográfico de Campina Grande-PB e também elencar a importância do PIBID/CAPES/UEPB, Subprojeto de Geografia na formação do licenciado para que os mesmos possam desenvolver nas aulas de Geografia diversas formas de ensinar-aprender. A metodologia trabalhada além de dinamizar as aulas, tornou-a mais dinâmicas, desmistificando a imagem de uma disciplina mnemônica e enfadonha. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marlene Macário de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática Didática | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Urbanismo | pt_BR |
dc.title | O espaço urbano de Campina Grande - PB na E. N. E. P. E. V. C.: relato de uma prática no ensino de geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Diego Tadeu Lima Silva.pdf | Diego Tadeu Lima Silva | 1.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.